segunda, 16 de setembro de 2019
João Pessoa
Compartilhar:

Usuários de transporte público ficam sem espaço nas paradas de ônibus

Bárbara Wanderley / 23 de agosto de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Os usuários de transporte público de João Pessoa precisam disputar espaço com os ambulantes nos abrigos das paradas de ônibus do Parque Solon de Lucena, no sentido de chegada ao Centro. São vendedores de pipocas, salgadinhos e água mineral, entre outros, que ocupam os espaços com suas sacolas, telas e caixas de isopor. Se chove, por exemplo, não cabe todo mundo embaixo do abrigo, especialmente nos horários em que a parada de ônibus está mais cheia.

Para a usuária de transporte coletivo, Josilene Ribeiro, que trabalha em uma creche da Capital, a presença de tantos ambulantes acaba atrapalhando quem precisa usar o espaço, mas, por entender que os vendedores precisam daquele trabalho para sobreviver, as pessoas toleram a situação. “A gente entende que é necessidade deles, tem que dar um desconto, mas atrapalha”, opinou.

Já José Soares, que tem problemas de locomoção e utiliza uma muleta para andar, afirmou que o volume de produtos que os vendedores colocam na calçada das paradas atrapalha a passagem. “Mas ainda não é tão ruim quanto na rua, então dá pra ir levando”, disse.

A diarista Rosilene Gonzaga Gomes enxerga vantagens na presença dos vendedores. “Acho até bom porque às vezes a gente chega com fome e tem o que comprar para comer”, comentou ela, que explicou que só utiliza a parada do Parque para desembarque e talvez por isso não se incomode tanto.

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Capital, João Furtado, afirmou que a Sedurb já tem conhecimento do problema e a equipe de fiscalização já foi orientada para que providências sejam tomadas.

De acordo com João Furtado, o número de ambulantes na área precisará ser reduzido, pois é excessivo. Ele explicou que poderá permanecer na área uma quantidade mínima de ambulantes que possam atender as necessidades dos usuários.

Segundo o secretário, os ambulantes que permanecerem serão ordenados de forma a não atrapalhar passagens nem ocupar o espaço destinado aos passageiros.

Relacionadas