quinta, 01 de outubro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Uber deve ser barrado pela Câmara de Vereadores de João Pessoa

Maurílio Júnior / 14 de outubro de 2015
Foto: Divulgação
O aplicativo Uber, que visa conectar passageiros a motoristas particulares, ainda não chegou a João Pessoa, mas já causa polêmica na capital paraibana. Taxistas se posicionaram contrários ao sistema e, na Câmara Municipal, já há uma proposta que pretende proibir a operação na cidade. O vereador Ubiratan Pereira (Bira), que tem defendido a proibição do Uber, ressaltou que João Pessoa não necessita do serviço.

"Num município de uma dimensão maior talvez tivesse até a discussão da complementariedade do serviço, já que em alguns municípios talvez não dê conta, mas em se tratando de João Pessoa nós temos uma quantidade expressiva de táxis e que, com certeza, vão continuar atuando aqui na cidade", falou.

A questão da segurança aos passageiros e a concorrência parcial com os taxistas, uma vez que os motoristas não atravessam o processo de regulamentação, são os principais argumentos de quem reprova a regulamentação do aplicativo.

“O Uber não atende as regras como ter placa vermelha, alvará e taxímetro, além de pagar taxas”, disparou o presidente do Sindicato dos Taxistas em João Pessoa, Adauto Braz da Silva.

A categoria chegou a cogitar um protesto, mas de acordo com Adauto Braz, a manifestação que aconteceria em frente à Câmara dos Vereadores da Capital, nesta quinta-feira (15), foi suspensa. Ele explica que o presidente da Casa, o vereador Durval Ferreira, se comprometeu a não aprovar o projeto de regulamento do Uber. A votação do projeto está prevista para acontecer na próxima quarta-feira (21).

Ainda segundo Adauto, outro item encaminhado com o vereador Durval Ferreira é a aprovação na isenção do ISSQN (Isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

A reportagem tentou contato com o vereador e presidente da Câmara, Durval Ferreira, mas sem sucesso.

Uber

O Uber é um aplicativo de celular que conecta uma pessoa a um motorista particular. Se você precisa ir até o trabalho, por exemplo, a solicitação é a mesma quando é feito através de um aplicativo de táxi. Os carros do Uber são pretos, geralmente de luxo, e há vários itens de conforto para os passageiros, como bebidas e balas. Os motoristas usam roupas sociais e abrem a porta para a pessoa entrar.

Relacionadas