quarta, 27 de janeiro de 2021

João Pessoa
Compartilhar:

Tríduo Pascal na Catedral tem início com a missa dos Santos Óleos; confira programação

Katiana Ramos / 13 de abril de 2017
Foto: Arquivo
As atividades da Semana Santa começam hoje para os católicos com a missa dos ‘Santos Óleos’ e a celebração do ‘Lava-pés’, que recordam os últimos momentos de Cristo antes da crucificação. A Catedral de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, tradicionalmente realiza as celebrações do ‘Tríduo Pascal’ a partir de hoje até sábado e deve atrair dezenas de fieis.

A partir das 8h30 será realizada missa dos ‘Santos Óleos’ ou ‘Missa Crismal’, que será presidida pelo administrador apostólico Dom Genival Saraiva. Nessa celebração, os óleos bentos serão utilizados ao longo do ano nas paróquias da Capital durante as cerimônias de batismo, crisma e na unção dos enfermos.

Ainda na catedral, às 17h, acontecerá a missa da Ceia do Senhor ou Lava-pés, que lembra a ocasião em que Cristo se reuniu com os apóstolos na Santa Ceia e também lavou os pés dos discípulos em sinal de humildade e igualdade entre os homens. A celebração também será conduzida por Dom Genival Saraiva. Já a partir das 21h será realizada a Procissão do Silêncio, que sairá da Catedral em direção a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, na Praça Dom Adauto.

Sexta-feira Santa. Amanhã as atividades da Semana Santa continuam na Catedral com a realização da Via-Sacra, que acontece a partir das 9h. Ao meio-dia, os fieis se reúnem para rezar o ‘Ofício da Agonia’ e às 15h acontecerá a cerimônia para lembrar a Paixão e morte de Cristo. Por volta das 16h, os fieis sairão da Catedral com a imagem do Senhor Morto, na ‘Procissão do Silêncio’, pelas principais ruas do Centro da cidade. Já no sábado, às 20h, será realizada a Vigília Pascal.

Caminhada de fé por sete igrejas

Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) – realiza amanhã, às 6h, a Via-Sacra das Igrejas, com uma caminhada de fé, com orações cânticos e louvores, por sete igrejas e seis capelas no Centro de João Pessoa.

Retiros. Além das celebrações que serão realizadas nas igrejas católicas, a maior parte das comunidades religiosas existentes na capital vai promover retiros de hoje até o próximo domingo em diversos bairros da cidade. A comunidade Shalom promove o encontro de espiritualidade a partir das 13h, no Mosteiro de São Bento, pertencente a comunidade, na Avenida Dom Pedro II, e segue com cerimônias que recordam a Paixão de Cristo até o domingo de Páscoa.

Outra opção para os católicos é o retiro que é realizado há 20 anos pela Comunidade Doce Mãe de Deus, no bairro do Geisel. O evento também acontece a partir de amanhã até o próximo domingo.

Relacionadas