quarta, 25 de novembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Temperatura volta a subir após fim de semana chuvoso

Rammom Monte / 11 de janeiro de 2016
Foto: Rafael Passos
Nos últimos dias, os pessoenses tiveram que tirar os cobertores e casacos dos armários por conta da queda na temperatura durante o verão. Porém, o “friozinho” durou poucos dias e a previsão é que as altas temperaturas voltem a serem registradas nos termômetros. Quem afirma isto é o meteorologista Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo ele, a queda na temperatura se explica exatamente por conta da alta nebulosidade registrada nos último dias.

“Nos últimos dias, a queda de temperatura esteve ligada à alta nebulosidade presente na atmosfera por vários dias e a persistência no quadro de chuvas, o que impede que os raios solares atravessem as nuvens e faça com que as temperaturas caiam”, explicou.

Ainda de acordo com Alexandre, na região do Litoral, é normal chover alguns dias durante o verão. O que fugiria da normalidade, segundo ele, é se tivéssemos uma semana inteira de fortes chuvas, o que não aconteceu. Por conta disto, a previsão é da volta do calor. Mas Alexandre também traz uma boa notícia: apesar das temperaturas voltarem a subir, não teremos tanto calor como o registrado nos meses de novembro e dezembro.

“Esse período de chuvas e frio não deve ser uma constante. A tendência é que volte a fazer a calor, mas não com tanta intensidade como antes, será mais ameno”, disse.

Nesta terça-feira (12), por exemplo, a previsão para o Litoral é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em áreas isoladas, com temperaturas variando entre 24º e 30º.

Previsão diferente para o Sertão, Cariri e Curimataú

Se a expectativa é da volta do calor para as regiões do Brejo, Litoral e Agreste, o mesmo não se pode dizer para o Cariri, Curimataú e Sertão. Segundo Alexandre, as temperaturas mais baixas devem ser mais frequentes neste mês nestas regiões, justamente por conta das chuvas. Ele explica que o período chuvoso dessas áreas ocorre no verão, diferente do lado leste do estado.

“Neste período, as temperaturas alcançam seu ápice nas regiões Agreste, Brejo e Litoral. Já no Cariri, Curimataú e Sertão a tendência é cair. E isto está ligado ao período de chuvas. Enquanto no lado Leste do estado, o período chuvoso é entre os meses de abril e julho, entre o outono e o inverno, no interior do estado, o período de chuvas é agora, entre o fim do verão e começo do outono. As pessoas confundem inverno com chuvas, mas isso não tem ligação alguma”, finalizou.

Apesar do meteorologista afirmar que a temperatura fica mais amena nesta época no Sertão, Cariri e Curimataú, a previsão do tempo para a região é de temperaturas variando de 22º a 34º.

Relacionadas