terça, 25 de setembro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Semob-JP culpa Cagepa por trânsito ruim e defende esquema adotado na Pedro II

Francisco Varela Neto / 18 de agosto de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, atribuiu os congestionamentos que estão acontecendo na Avenida Pedro II em horários de pico a uma obra da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na Praça Pedro Gondim. Porém, motoristas reclamam que os congestionamentos se iniciaram também depois que a Semob implantou a faixa exclusiva para ônibus na avenida. Batinga afirmou que ainda não é possível fazer uma avaliação sobre a faixa.

"Ainda não dá pra fazer uma avaliação melhor porque durante todo esse período teve uma obra da Cagepa ali na praça Pedro Gondim que é exatamente no binário que forma com a Pedro II e que está causando um tumulto, interrompendo metade de uma via, então não dá muito para avaliar", disse Carlos Batinga.

Segundo Batinga, um ponto positivo é que os motoristas estão respeitado a faixa exclusiva da Pedro II. "Uma coisa positiva é que vemos que as pessoas têm cumprido muito a não utilização da faixa; o motorista tem realmente se comportado melhor do que o esperado, mesmo sabendo que é uma fase educativa", afirmou.

Ele acrescentou que o tempo de viagem dos ônibus no sentido centro-bairro, depois da colocação da faixa, melhorou de forma significativa. "Pelo menos no sentido centro-bairro, onde está sem obstrução , o tempo de viagem dos ônibus melhorou bastante e isso é um resultado positivo, porque acredito que em menos de um mês, a gente está conseguindo ampliar o número de viagens em 10% sem ampliar a frota", explicou.

De acordo com o superintendente da Semob, a alternativa é investir no transporte público e na sua fluidez. "Isso também mostra que esse é o caminho, você tem que investir na fluidez do ônibus para, no segundo tempo, atrair o usuário do transporte individual, este é o caminho que temos que seguir", finalizou.




A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou no começo de agosto que as chuvas registradas em João Pessoa estão dificultando serviços da estatal nas ruas. A Cagepa disse ainda que está investindo R$ 600 mil na substituição de 400 metros da rede de esgoto no trecho entre a Rua Sílvio Almeida e a Avenida Epitácio Pessoa, na Capital. Sobre as obras da Praça Pedro Gondim, a Cagepa já havia encerrado o expediente quando foi procurada para comentar o caso.

Relacionadas