sábado, 05 de dezembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Semob define plano de mobilidade para o Réveillon 2016 em João Pessoa

Da redação com assessoria / 29 de dezembro de 2015
Foto: Secom/JP
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) divulgou nesta terça-feira (29) o plano especial de mobilidade para o Réveillon 2016 na orla da Capital. No planejamento, parte das avenidas Almirante Tamandaré e Cabo Branco, bem como todo o seu entorno, serão bloqueados ao tráfego de veículos, na noite desta quinta-feira (31), assegurando o acesso e o espaço dos pedestres no local do evento.

A Semob vai disponibilizar 100 agentes de mobilidade para orientar os condutores de veículos e usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento. O final da Avenida Epitácio Pessoa, próximo ao Busto de Tamandaré, terá o tráfego liberado apenas aos veículos de serviço público e moradores.

Acesso



As pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, terão que descer pelas duas ladeiras na Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. A medida evita o conflito que se formaria no tráfego, em função do grande número de veículos, no final da Avenida Beira Rio, próximo à orla. Agentes estarão no local em pontos estratégicos para orientar os motoristas.

As ruas Índio Arabutan e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência. Esse trecho será monitorado a partir das 7h da manhã, sendo proibido o estacionamento de veículos na orla a partir da Rua Índio Arabutan até a Rua José Augusto Trindade.

A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação de veículos particulares, que deverão retornar pela Avenida Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira).

Com o bloqueio das ruas, a Semob orienta os motoristas que evitem circular pelo bairro próximo às áreas de interdição, buscando rotas alternativas de circulação. Agentes de mobilidade estarão em toda a orla (Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa) disciplinando o trânsito, a exemplo do girador que dá acesso ao Altiplano; no semáforo da Marcionila da Conceição com Frutuoso Dantas; no semáforo da Avenida Navegantes com a Epitácio Pessoa e no semáforo da Epitácio Pessoa com a Professora Maria Sales.

O final da Beira Rio, após o girador que dá acesso ao Altiplano até a orla terá seu fluxo alterado. Durante o horário que o maior número de veículos chega à orla, todas as quatro faixas serão de sentido único, do Centro para a praia, objetivando dar mais fluidez ao trânsito que vem pela Beira Rio. A Avenida Cairu, que é paralela, também terá seu sentido modificado, funcionando como um binário.



Na madrugada, com a proximidade do término do show promovido pela PMJP, o trânsito será invertido em algumas ruas .

Monitoramento por câmeras – A Central de Monitoramento da Semob funcionará durante toda a noite e madrugada, auxiliando o trabalho das equipes em campo, bem como também será utilizada pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

Carga e descarga



A Semob recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste dia 31, preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 14h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área da orla.

Transporte



O esquema de ônibus foi feito de maneira a facilitar o acesso da população à festa de Réveillon na orla da Capital para comemorar a chegada de 2016. A Semob determinou às empresas de transporte coletivo o reforço nos ônibus do projeto Tetéu, que circulam pelo Terminal de Integração do Varadouro, e das linhas que passam pela orla marítima.

Para melhor atender os usuários do transporte coletivo, a Semob também determinou às empresas concessionárias que disponibilizem após a meia-noite 50 ônibus extras durante o Réveillon na orla para o retorno da população às suas casas.

A partir das 16h, a linha 507 vai circular pela Rua Amaro Bezerra, Cairu e Avenida Cabo Branco. Após 22h passará a trafegar pelas ruas Amaro Bezerra, Cairu, acesso ao Altiplano, João Cirilo – retornando pela Rua da Barreira e Marcionila da Conceição.

Já as linhas que atendem Manaíra vão circular pela Avenida Epitácio Pessoa, entrando na Nossa Senhora dos Navegantes, Rui Carneiro, seguindo itinerário normal.

Linhas do projeto Tetéu que serão reforçadas:



104 – Bairro das Indústrias, 108 – Alto do Mateus, 118 – Valentina/Paratibe/Mussumago, 504 – Mandacaru, 507 – Cabo Branco, 101 – Grotão, 203 – Mangabeira VII, 301 – Mangabeira, 510 – Tambaú, 1500 – Circular e 5100.

Outras linhas que receberão reforço durante o Réveillon:

204 – Cristo, 513 – Tambaú/Bessa, 5600 – Mangabeira/Shopping, 5603 – Mangabeira/Shopping, 5605 – Mangabeira/Shopping, 701 – Alto do Mateus, 116 – Colinas do Sul, 2501 – Colinas do Sul/Rangel, 3200 – Circular, 2300 – Circular, 505 – Bairro dos Ipês, 302 – Mangabeira Cidade Verde.

As Circulares 1500 e 5100 vão circular até a orla. Já a linha 5100 passará pelo TIV a partir da meia-noite de 1º de janeiro.



Táxi


Para melhor servir à população garantindo um retorno seguro para casa, um esquema especial para táxi será implantado na noite do Réveillon, próximo ao Busto de Tamandaré, a partir das 18h. Serão dois pontos de embarque de passageiros para esse tipo de transporte. Um ficará na Avenida Marcionila da Conceição, entre a Avenida Odilon Coutinho e Avenida Cairu, no Cabo Branco; o outro ficará na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Rua Helena Meira Lima, em Tambaú.

Relacionadas