sábado, 20 de outubro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Semana da Visibilidade Lésbica debate saúde, cidadania e violência

Redação / 27 de agosto de 2018
Na próxima quarta-feira (29), comemora-se no Brasil o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data foi criada com o objetivo de focar na luta pelo combate a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. Para marcar a passagem da data, acontece em João Pessoa, a Semana da Visibilidade Lésbica. A partir deste sábado (25) até a próxima quinta-feira (30), diversas atividades como debates e feira de serviços serão realizadas para atender essa população.

O coordenador de Promoção à Cidadania LGBT, Roberto Maia, explica que é muito importante debater esse tema, já que as mulheres lésbicas são grandes vítimas de vários tipos de violência, desde verbal a casos extremos, como estupros coletivos. O Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia).

Ele explicou ainda que cada vez mais as mulheres procuram o Centro de Cidadania LGBT em busca de conhecer seus direitos e também receber algum tipo de apoio.  “Temos que dialogar sobre esse tema, dar visibilidade ao assunto. Temos que acolher essas mulheres de forma integral durante todo o ano para diminuir o estigma e a discriminação em grande parte provocada pelo machismo”, defendeu.

Confira a programação:

Dia 25/08 – Praça Rio Branco,13h30 - Sabadinho Bom com Natália Bellar

Dia 27/08 – Centro de Cidadania LGBT, 9h - Roda de Diálogo (interseccionalidade – mulheres, lesbianidade e negritude)

Dia 28/08 - Centro de Cidadania LGBT, 9h – Feira de serviços

Dia 29/08 - Centro de Cidadania LGBT, 13h30 – Curta e debate – Gosto Mais que Lasanha

Dia 30/08 - Centro de Cidadania LGBT, 13h30 – Saúde Integral das Mulheres Lésbicas e Bissexuais

Relacionadas