quinta, 21 de janeiro de 2021

João Pessoa
Compartilhar:

Risco de ressaca do mar faz autoridades alertarem a população

Da redação com assessoria / 22 de abril de 2016
Foto: Rafael Passos
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compedec) está em estado de alerta para atender a qualquer chamado de emergência em virtude da ressaca do mar esperada para o Litoral Paraibano neste fim de semana. A força dos ventos e do mar já derrubou uma placa que continha um aviso de perigo de deslizamento na Barreira do Cabo Branco, cuja área tem o maior risco de consequências da ressaca. A Compedec enviou, na manhã desta sexta-feira (22), uma equipe ao local para monitoramento e providenciar a recolocação da sinalização.

As previsões são de que as ondas cheguem a cerca de 2,5 metros (m), que somadas aos fortes ventos e chuvas podem intensificar o perigo de deslizamentos. O coordenador adjunto da Compedec, Alberto Sabino, destaca que o órgão aumentou a área de isolamento em torno da Barreira do Cabo Branco. “Temos equipes prontas e no local para monitorar a área durante todo o fim de semana. Também já estamos providenciando que a placa seja colocada em seu local”, disse.

De olho também nas consequências da ressaca, a Capitania dos Portos recomenda à população que quem for à praia, não avance muito no mar; se for levar criança, que sempre fiquem aos olhos dos pais e se possível com colete salva-vidas. Para os surfistas que querem aproveitar este momento, o órgão recomenda que apenas os mais experientes se arrisquem. Apesar de não recomendar a população que evite certos pontos, a Capitania alerta que há sempre a necessidade de cuidado máximo.

O coordenador adjunto da Compedec ainda reforça o alerta de que a população evite transitar em algumas áreas de riscos neste fim de semana. “Em torno do Farol do Cabo Branco há áreas propensas a deslizamentos e é importante que todos se mantenham afastados durante a ressaca do mar”, orientou.

Serviço

Em caso de desastre como queda de árvores, deslizamentos de barreiras, desabamentos e alagamentos, a população pode entrar acionar gratuitamente os serviços da Defesa Civil por meio do telefone 0800 285 9020, que funciona nas 24 horas do dia.

A tábua de marés vai estar assim neste final de semana:

No sábado

04:56 - 2,4 metros

10:56 - 0,3 metro

17:11 - 2,3 metros

23:08 - 0,4 metros

No domingo:

05:24 - 2,3 metros

11:26 - 0,4 metro

17:43 - 2,2 metros

23:39 - 0,4 metro

Relacionadas