sábado, 28 de novembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Risco à saúde pública: remédios vencidos são descartados em terreno de João Pessoa

Lucilene Meireles / 05 de janeiro de 2016
Foto: Divulgação
 

Várias caixas de medicamentos com prazo de validade vencido foram descartadas em um terreno na Rua Porfírio Costa, por trás do cemitério São José, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. O flagrante foi feito pela reportagem do Correio da Paraíba, e entre eles, há até antibiótico. A situação representa risco para a saúde pública. Se ingeridas, as drogas podem ter consequências como intoxicações e levar à morte, conforme a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevs), que assegurou realizar uma ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) ainda ontem.

O gerente da Gevs, Alberto José dos Santos, afirmou que só é possível identificar de onde partiu a medicação através do lote. Mesmo assim, o resultado não seria totalmente seguro, porque os produtos podem ser frutos de fraude fiscal, contrabando, roubo de carga. “Vamos hoje à tarde para verificar qual encaminhamento será feito a partir da observação do produto”, disse.

Ele garantiu que todas as unidades de saúde do município dispõem de um plano de gerenciamento que identifica o que fazer com o produto vencido. Além disso, os medicamentos são verificados por um órgão de controle. Quando está perto do vencimento, os profissionais são orientados a retirá-los e encaminham para o distribuidor ou para incineração.

Alberto explicou que as farmácias também têm que apresentar à Vigilância Sanitária o plano de gerenciamento. O acompanhamento dos estabelecimentos regulados é mensal.

Sobre os riscos, o gerente afirmou que são muitos. “Existe a toxicidade se ingerido indevidamente. É muito perigoso e pode levar a óbito”, disse.

Se identificado. O estabelecimento flagrado fazendo o descarte incorreto é autuado e multado. Dependendo do risco observado pela equipe de fiscais, o caso pode ser encaminhado ao Ministério Público para abertura de inquérito civil público, conforme explicou Alberto.

Remédios para:

▶ Hipertensão

▶ Assadura

▶ Verminoses

▶ Asma

▶ Enxaqueca

▶ Constipação intestinal

▶ Antiinflamatório

▶ Antibiótico

R$ 10 mil

é o valor máximo da multa aplicada pela Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa. A multa mínima é de R$ 300.

 

Relacionadas