quinta, 19 de outubro de 2017
João Pessoa
Compartilhar:

Procon-JP vai intermediar DPVAT para evitar golpes

Redação com assessoria / 30 de março de 2016
Foto: Arquivo
As pessoas vítimas de acidentes de trânsito tem o direito garantido de receber uma indenização chamada Seguro DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Contudo, muitas dessas vítimas acabam buscando intermediários para liberar o dinheiro e acabam sendo lesadas por golpistas. Para evitar que, além do acidente, as pessoas também acabem nas mãos de fraudadores, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) vai passar a intermediar o pagamento do seguro. Só no ano passado 917 pessoas foram indenizadas por morte e 13.100 por invalidez na Paraíba.

O Procon-JP é o primeiro do Nordeste a fazer a intermediação das vítimas junto às seguradoras do DPVAT.  “Mais uma vez somos pioneiros na nossa região. Mas, saliento que outros Procons do País já vêm abrindo esse tipo de procedimento. A iniciativa surgiu devido ao que observamos nos meios de comunicação, dando conta de abusos no pagamento a um intermediário junto às seguradoras, além de evitarmos fraudes que vez ou outra podem ocorrer”, esclareceu Helton.

A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vai possibilitar que o Procon-JP tenha acesso à vítima de acidente desde a hora em que ela entrar em algum hospital da rede municipal. No caso do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity – o Ortotrauma, onde há uma demanda maior, funcionários do Procon-JP farão plantão, em regime de rodízio, durante o dia.

“Vamos trabalhar em parceria com o Procon municipal para sermos mais vigilantes no que tange aos atravessadores que ficam nas portas dos hospitais da rede SUS e, principalmente, àqueles que se oferecem para auxiliar com o benefício do DPVAT, usado para indenizar as vítimas do trânsito”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde.

Na Paraíba

Em 2015

917 indenizações pagas por morte

13.100 indenizações pagas por invalidez

Em 2014

925 indenizações pagas por morte

13.848 indenizações pagas por invalidez

O DPVAT. é um seguro previsto na Lei 6.194/74 e indeniza por morte ou por invalidez permanente, reembolsando ainda despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar, referindo-se exclusivamente a danos pessoais causados por acidentes de trânsito. O Seguro é obrigatório e não requer muita burocracia, mas, devido á falta de informação, os usuários devem  ter cuidado com as pessoas que se oferecem para ajudar no processo para não cair em golpes.

“Queremos esse atendimento já nos hospitais porque sabemos que são nesses locais em que ocorrem as maiores fraudes e excessos nos pagamentos das intermediações. Tem gente que se aproveita do momento de grande fragilidade das vítimas e dos familiares para se apossarem de boa parte da indenização. É preciso que esse tipo de coisa acabe e todo órgão público tem a responsabilidade de atuar para mudar essa realidade. A Prefeitura de João Pessoa está fazendo sua parte”, enfatizou Helton Renê.

Relacionadas