segunda, 17 de junho de 2019
João Pessoa
Compartilhar:

Prefeitura entrega 336 moradias para famílias que viviam em área de risco

Redação / 16 de dezembro de 2018
Foto: Divulgação
“Minha casa já foi demolida e agora faz parte de um passado que eu não quero mais lembrar. Minha filha cresceu aqui no bairro e a gente passava mais tempo no hospital do que em casa porque ela estava sempre doente. Quando chovia, eu colocava ela no cangote e saia de casa com a água já batendo na barriga para pedir abrigo na casa da minha mãe porque ela estava sempre com diarreia, infecção urinária e febre. Agora, em vez disso, ela vai ter a oportunidade de estudar pra poder ter um futuro melhor”.

O relato é da dona de casa Lizane Ribeiro, mãe da pequena Camila Ribeiro. Elas estão entre as 336 famílias do Novo Bairro São José que estão se despedindo de 2018 comemorando a realização do sonho da casa própria. Uma conquista expressada por meio de palavras que se conectam para dar sentido a uma nova realidade. “Segurança familiar, proteção, conforto, dignidade e direito”, explica outra dona de casa, Maria do Socorro, mãe de seis filhos, com idades entre 3 e 15 anos.

"Eu morava quase dentro da avenida e ficava preocupada com meus filhos, que os carros poderiam pegar. Aqui fico mais tranquila porque sei que eles estão mais seguros. Além de ter saído do aluguel e conseguir diminuir meus gastos e criar meus filhos com mais tranquilidade. É uma mais do que uma mudança de casa, é uma mudança de vida, pra melhor", completou Maria do Socorro.

Todas essas famílias estão inseridas na política habitacional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que completou a marca de 7.153 casas já entregues desde janeiro de 2013 - o maior da história da cidade. Para realizar as obras, a Prefeitura concedeu auxílio-moradia para os moradores das áreas de risco para eles deixarem suas casas e possibilitar a construção do residencial no mesmo local.

“Este é mais um desafio histórico de João Pessoa que nós tivemos a coragem de enfrentar, buscar a solução e chegar a este momento importante de conclusão com a entrega dos 336 apartamentos, dois meses depois de já ter entregado a urbanização do bairro. Estamos abrindo o São José, mudando a cara do bairro e, mais do que isso, transformando para muito melhor a vida de tantas pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo, durante a entrega das unidades habitacionais.

Obras já realizadas

Residencial Novo São José integra uma série de investimentos realizados pela PMJP não só para reduzir o déficit habitacional, mas também para por fim às áreas de risco de desabamento, deslizamento ou alagamento da cidade. No São José, por exemplo, além da construção do residencial, a Prefeitura realizou obras e já entregou a urbanização do bairro com espaços de convivência, lazer, pratica de esportes e Academia da Terceira Idade (ATI).

Em mudança

Depois da entrega das 336 apartamentos do Residencial Novo São José, a Prefeitura Municipal de João Pessoa intensificou os trabalhos de demolição das antigas moradias localizadas em áreas de risco e está auxiliando as famílias beneficiadas no processo de mudança para as novas moradias. A previsão é de que os trabalhos de demiloção sejam concluídos esta semana pela Defesa Civil.

De acordo com Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil, os trabalhos acontecem em ritmo acelerado. Ele ressalta que, além de auxiliar as famílias na mudança para o Novo São José, a Prefeitura também vai monitorar toda a área para que não aconteçam novas ocupações.

Vulnerabilidade social

As obras do Novo São José representam um investimento de R$ 26 milhões. As 336 famílias beneficiadas foram escolhidas através do critério da vulnerabilidade social e são justamente aquelas que tiveram suas casas identificadas pela Defesa Civil como as que se encontravam em áreas de risco.

Relacionadas