terça, 25 de junho de 2019
João Pessoa
Compartilhar:

Parque Linear Parahyba é inaugurado pelo governador Ricardo Coutinho

Adriana Rodrigues / 13 de março de 2017
Foto: Walter Rafael
O Parque Linear Parahyba, localizado no bairro do Bessa, em João Pessoa, foi inaugurado neste domingo (12) com uma programação especial e prestação de serviços na área de saúde. A solenidade oficial, contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, idealizador do projeto desde 2010, quando ainda era prefeito. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda esteve no local prestando serviços à população.

Antes mesmo da inauguração, o parque já estava sendo utilizado pela comunidade do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube, pois conta com uma infraestrutura completa e áreas destinadas para prática de exercícios físicos. Para execução da obra, também considerada de mobilidade urbana, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 3 milhões apenas nesta primeira etapa, que atende o trecho Leste dos canais, no Jardim Oceania, em duas localidades. A segunda etapa vai compreender as imediações do bairro Aeroclube, o trecho do canal próximo da BR-230 e o final da Avenida Presidente Campos Sales, no final do Bessa.

O bairro já havia sido beneficiado com a pavimentação de várias ruas, mas para os moradores, o Parque é uma obra que melhora a qualidade de vida da população, como é o caso do gastrônomo Jorge Rodrigues e sua mãe Isadora, corretora, que passaram a conhecer os vizinhos de prédio depois da construção do Parque Linear Parahyba.

A área densamente habitada já conta com a formação do Comitê Parque Parahyba, que tem como presidente Dema Macedo. O Parque possui 150 mil metros quadrados e  inclui uma área ampla de calçadas de contorno em todo o seu perímetro, áreas de playground, bancos, ciclovia, estacionamento, quadras de areia, campos ao ar livre, sinalizações, brinquedos, áreas verdes com gramas e para plantações de mudas. Todas as áreas com acessibilidade.

Atendimento à população

Dentro da programação de inauguração do Parque Linear Parahyba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prestou diversos atendimentos à população. A ação contou com equipes multiprofissionais da Gerência de Vigilância em Saúde e das unidades da SES, Hemocentro e Complexo Hospitalar Clementino Fraga.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Cláudia Veras, população pôde fazer no local testes rápidos de HIV/Aids e Hepatites e receberam orientações sobre doação de sangue e de medula óssea, ao mesmo tempo que foram feitos cadastros para captação de futuros doadores. Ainda foram realizados testes de glicemia; verificação de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações sobre prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

“O Parque é um equipamento de lazer e de atividade física que tem um impacto positivo diretamente na vida das pessoas. Melhores condições de vida significam acesso não apenas aos serviços de saúde, como também a equipamentos de lazer e outras atividades que ajudem na promoção da saúde da população”, comentou a secretária.

Relacionadas