quinta, 01 de outubro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Parque Arruda Câmara ganha dois novos animais

Bruna Vieira / 12 de novembro de 2016
Foto: Assuero Lima
Dois novos animais integram o plantel do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, o único zoológico da Paraíba. Um macaco-prego nasceu no último dia 3 e a serpente python molurus (albina) chegou à unidade após ser capturada pelo Batalhão de Polícia Ambiental do Estado há dois meses em Santa Rita. Com eles, são 565 bichos visitados na Bica.

Helze Lins, bióloga da instituição, informou que o novo filhotinho integra a família de 10 macacos-prego no Parque. “A maioria nasceu aqui. Como são espécies próximas do ser humano, têm hábitos diurnos e comem comida, como frutas, milho verde, carne e ovo cozido e também, ração para primatas. São da região e não são muito sociáveis, difíceis de domar. Não podem ser criados como pets, para ter em casa, pois são silvestres, não se pode confiar. Podem viver entre 20 e 28 anos. Na natureza a expectativa de vida é menor, já que estão mais expostos aos predadores e não recebem cuidados veterinários. O filhote fica agarrado à mãe até os oito meses, porém, a partir do terceiro mês, já começa a se alimentar sozinho”, explicou.

Criado em 1922, o Parque não é apenas um espaço de visitação pública. Estudantes de Veterinária, Biologia e Zootecnia fazem estudos e trabalhos científicos de comportamento animal e outros campos. A maioria das espécies que chegam à Bica foram resgatadas pelo BPamb, mas, também há intercâmbios com zoológicos de outros estados. A serpente albina não poderá retornar à natureza, por ser de origem asiática. Da família das jiboias, após o período de quarentena (verificar possíveis doenças), ela será inserida no serpentário com outros exemplares semelhantes. “É uma espécie exótica, não é da nossa fauna, provavelmente era criada em casa e fugiu. Ela se alimenta a cada 15 dias, cresce e troca de pele. Essa muda é o que indica que é hora da nova refeição. Infelizmente, só comem presa viva (coelhos). Já estamos na capacidade limite, por isso, recebemos poucos animais. Mas, para o próximo ano, teremos uma ampliação do espaço com a reforma”, apontou Helze.

al-bica-parq-arruda-camera-nasce-filhote-de-macaco-prego-8-dd-de-nascido-asl_9725-150

26,4 hectares é a área da Bica

10 tratadores para limpeza e alimentação

Três funcionários na cozinha do Parque

Serpente albina:

19/08: captura pela Polícia Ambiental às 6h30 em Santa Rita.

22/08: chegou ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara.

Relacionadas