terça, 13 de novembro de 2018
João Pessoa
Compartilhar:

Moradores dos Bancários comemoram chegada de UPA

Redação / 27 de agosto de 2018
Foto: Arquivo
Moradores do bairro dos Bancários e regiões próximas estão animados com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Especialidades Dr. Luiz Lindbergh Farias, que será entregue nesta segunda-feira (27), pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O equipamento, o terceiro construído pela atual gestão, é especializado em ortopedia, atendendo casos de torções, luxações e fraturas que não necessitem de cirurgias.

A estimativa é de que 200 mil pessoas sejam beneficiadas, numa área de cobertura que envolve bairros como Castelo Branco, Mangabeira, José Américo e o Timbó, entre outros. Maria Cecilia, moradora dos Bancários, considera a unidade como essencial para a população, porque vai desafogar os serviços de urgência e emergência, como o Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma).

“Eu não vou precisar me deslocar para outro bairro, ainda mais em um caso de urgência, que a gente nunca sabe quando vai precisar. Eu considero a vinda dessa UPA um verdadeiro presente, uma obra das mais importantes da cidade”, afirma Maria Cecilia.

A estrutura da UPA conta com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (casos graves), seis de sala amarela (casos intermediários), três de pediatria e dois de isolamento, além de laboratório de análises clínicas, farmácia, salas de raio-X, central de material e esterilização, almoxarifado e base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O aposentado Josuel Arcanjo, que também mora nos Bancários, fala em tom de brincadeira que pretende não contar com os atendimentos da UPA, mas ressalta a importância do novo equipamento. “É muito bom você estar com saúde, mas a gente sabe que a qualquer momento posso precisar. E eu sei que aqui eu vou ter um atendimento de qualidade. Por tudo que eu já vi, é bem moderno”, enfatizou.

Quem também comemora a inauguração da UPA Especialidades é Iosmar Pereira, que mora no bairro do Valentina. “Eu acho que mais uma UPA, e agora com outras especialidades, atende todas as expectativas de demandas de saúde. Ainda mais nós que moramos na Zona Sul, que já temos a UPA do Valentina”, afirmou.

Estrutura – O equipamento possui uma área de 2.230 metros quadrados de área construída.  Quanto ao corpo de funcionários, a UPA Bancários contará com 300 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de laboratório e radiologia, bioquímicos, assistentes sociais, maqueiros e pessoal da área administrativa, entre outros.

Relacionadas