sexta, 19 de abril de 2019
João Pessoa
Compartilhar:

Irreverência das Virgens de Tambaú toma conta da Avenida Epitácio Pessoa

Aline Martins / 24 de fevereiro de 2019
Foto: Nalva Figueiredo
“Fogosas”, “loucas” e “desinibidas” são alguns adjetivos dos foliões que desfilam no bloco mais irreverente do Folia de Rua de João Pessoa, o Virgens de Tambaú, que neste ano completa 32 anos de fundação. Com o tema “Virgens na Paz”, a Avenida Epitácio Pessoa, a Via Folia, vai ser tomada hoje por vários ritmos musicais como axé, swing, frevo, samba, rock e batidão. Serão 10 trios elétricos que começam a sair em direção ao Busto de Tamandaré, a partir das 19h. Além disso, quem decidir ficar na dispersão da festa poderá curtir o desfile ao som de seis atrações que se apresentam no palco da praia. A organização estima que participem 500 mil pessoas. A Banda Babado Novo é a principal atração da noite.

Desde 2013, o fotógrafo Cledson Walecy Souza Costa e dez amigos saem fantasiados para o desfile do bloco. “Todos os anos pegamos um tema de destaque para fazer a fantasia igual. Bolamos o assunto e minha irmã confecciona as fantasias”, comentou. Este ano, o grupo irá vestido de coelhinha. “Todos os anos, quando a gente chegava lá, os meninos tiravam a camisa por conta do calor. Como escolhemos esse tema não vamos precisar tirar a camisa”, revelou.

O grupo é tão dinâmico que já saiu de dançarina da banda Aviões, de jogadores de futebol, de meninas da Ginástica Rítmica, de líderes de torcida e arlequina.

A fantasia foi confeccionada pela irmã de Cledson Walecy, mas os acessórios para o desfile deste ano foram comprados. Além disso, o grupo leva a sério a brincadeira de se vestir de mulher, como é a proposta do Virgens de Tambaú. Eles fazem a maquiagem com um profissional. “Na primeira vez que nós fomos assistir não fomos fantasiados. Foi estranho porque todo mundo estava fantasiado. Ficamos tímidos naquela multidão. Vimos que muitas pessoas vão em grupos, mas não tão organizados. Daí decidimos nos organizar e sair todos iguais. É muito bom. É um bloco divertido e que as pessoas vão só para se divertir mesmo”, comentou.

O servidor público Ricardo Lima também desfila com um grupo de amigos no Virgens de Tambaú. Eles escolhem um personagem e montam a fantasia. “Comecei a participar porque toda vez sentia a animação das pessoas que estavam vestidas com suas fantasias irreverentes e alegres. Todos sempre brincam de forma saudável. Há uma interação das pessoas que não estão fantasiadas com aqueles que estão fantasias. Elas aplaudem, querem tirar foto e isso acaba formando novos ciclos de amizades. Isso é muito bom”, frisou.

Ainda segundo Ricardo Lima a ideia é sempre trazer um assunto diferente. “Já fomos de Fada do Dente, bailarina, moda fitness e no ano passado escolhemos ser tigresas. Este ano ainda estamos decidindo o que vestir. Vai ser uma surpresa”, revelou.

O número de amigos que se veste com a mesma fantasia varia muito. “Somos em cinco, mas no ano passado fomos apenas três”, comentou, destacando que desde criança assistia o desfile acompanhado dos pais.

Guarda-roupa da irmã. Por outro lado, quem busca montar o figurino de virgem no guarda-roupa de irmãos e amigos é o engenheiro eletricista Carlos Antônio, 32 anos, que há oito anos não perde um desfile do Virgens de Tambaú. “Sempre visto as roupas e acessórios da minha irmã. Vou para a casa dela e me visto. Busco sempre fazer um estilo cowgirls. Provavelmente este ano devo ir no mesmo estilo, mas ainda não decidi”, revelou.

Trânsito modificado



A interdição no trânsito por conta do desfile do Virgens de Tambaú terá início às 14h. A concentração do bloco será na Avenida Epitácio Pessoa, no Posto 99. Por conta disso, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informou algumas rotas para os condutores que passarem pelas imediações da festa. Nesse dia, o desvio será feito mais a frente.

O condutor pode subir a Avenida Rui Carneiro até chegar a Epitácio Pessoa. Em seguida, a orientação é que tomem às ruas do Pedro Gondim de forma a retornar a Epitácio no sentido praia pela Rua Desportista Aurélio Rocha. Uma vez na Epitácio Pessoa basta entrar à direita na João Domingos. Devido a esse grande evento, algumas linhas do sistema de transporte coletivo serão reforçadas.

As 12 linhas do Projeto Tetéu, que circulam à noite, terão duas viagens a mais, passando a fazer o seu itinerário seis vezes entre meia-noite e 4h30 (horários de saída do Terminal de Integração). Outras seis linhas passarão a circular a noite, fazendo duas viagens com saída às 01h30 e às 2h30.

Saúde. O ponto de apoio é no estacionamento do Pão de Açúcar da Avenida Epitácio Pessoa, pois no local foi instalado o Posto Médico do Samu. Na lateral do mesmo supermercado estará uma Unidade de Suporte Avançado e uma Unidade de Suporte Básico. O serviço também terá ambulâncias do tipo USB no cruzamento da Epitácio Pessoa com Miguel Sátiro e na uma concentração do bloco, que o acompanhará.

Atrações do trio

Gracinhas Telles;

Liss Albuquerque;

Jairo Madruga

Leozinho Nóbrega

Zé Filho e

Confraria do Rock;

Bruno Trindade

Degner Queiroz

Jeorge Segundo

Shevchemko

El Locco

Robertinho

Dodô Pressão

Gustavo Sagaiz

Natan Estourado

Babado Novo

Palco Praia

Banda Indhy

Swing da Pegada

Vivi Stayner

e Banda Rota 104

DJ Duda

Banda Felupe

o Adestrador

Salete Marrom

Programação do Folia de Rua domingo

Bloco Viúvas da Torre

Concentração: Esquina do Supermercado Santiago, Rua Manoel Deodato, 15h30, com Orquestra de Frevo AZDD, Urso Amiga Batucada e Totonho e Seu Pereira.

Blocos Imprensados

Concentração: Bar e Restaurante Estrela do Mar, beira mar da Praia do Cabo Branco, a partir das 12h.

Relacionadas