sexta, 27 de novembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Força-tarefa garantirá segurança na Romaria da Penha

Redação com assessorias / 27 de novembro de 2015
Foto: Rafael Passos
Aproximadamente 400 mil pessoas são esperadas neste sábado (28) para a Romaria da Penha, que acontece em João Pessoa. Ao todo, são quase 14km de percurso, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Para isso, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu e a Semob montaram uma verdadeira força-tarefa com vários policiais, agentes e profissionais da saúde para trabalhar durante a procissão. Somente PMs, bombeiros e 'amarelinhos' serão 883 atuando na romaria.

Polícia Militar

A Polícia Militar montou um esquema de segurança que envolve 650 policiais militares, auxiliados por câmeras de vídeo monitoramento, 10 pontos de observação e plataformas elevadas, além de 72 viaturas (entre carros e motos) a Romaria.

A PM terá ainda policiais a pé em todo percurso e nas ruas adjacentes policiais vão fazer rondas motorizadas e abordagens a suspeitos. Um dos pontos que receberá atenção especial é a passarela da Avenida Dom Pedro II, que será interditada para evitar sobrepeso de pessoas e, consequentemente, riscos de acidente.

Bombeiros

O Corpo de Bombeiros vai utilizar 143 bombeiros, sendo 21 oficiais e 122 praças, distribuídos por todo o percurso de 14 quilômetros da romaria. Como apoio, serão disponibilizadas 23 viaturas de todas as modalidades de atuação da corporação.Entre elas estão as guarnições de combate a incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar; além de duas embarcações para a prevenção a afogamento na orla da Penha.

Também serão instaladas sete tendas ao longo do percurso para atendimento à população, bem como apoio para o efetivo empregado. Como todos os anos, dois bombeiros estarão de prontidão, munidos de extintores de incêndio, no interior da igreja onde ocorre a queima de velas. Também serão instalados dois Postos de Observação Policial, que são estruturas mais elevadas que facilitam a visualização da multidão. Neles, os bombeiros estarão equipados com extintores de incêndios e equipamentos de primeiros socorros.

Samu

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está preparando um esquema especial de atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Célio Pires de Sá, Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) para dar suporte aos fiéis. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estarão a postos para atender a população durante a Romaria. Serão quatro Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), quatro motolâncias e uma Unidade de Apoio.

As motolâncias, a unidade de apoio e uma das USB acompanharão todo o percurso desde Jaguaribe até a Penha. Já as outras três USB estarão posicionadas em pontos estratégicos, sendo uma na Avenida João Machado com Rua Américo Falcão; uma na Santinha, na Avenida Pedro II, e a terceira no girador da PB 008 com Avenida Hilton Souto Maior.

Semob

Noventa agentes de mobilidade urbana estarão empenhados no plano organizado pela Semob para garantir o ordenamento no trânsito e a segurança no fluxo de todos que estiverem participando da romaria. Serão utilizadas 25 viaturas, sendo 20 motocicletas e cinco carros.

Relacionadas