terça, 24 de novembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Fila e corre-corre para biometria, mas prazo para eleitor de João Pessoa é até 4 de maio

Luana Barros e Nice Almeida / 27 de janeiro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
Imagine chegar numa fila às 6h da manhã e às 10h ainda não ter sido atendido. O tempo de espera se torna ainda maior quando se está em jejum e debaixo de sol e chuva. É o que ainda está acontecendo na Central de Atendimento do Eleitor, em João Pessoa. Na tentativa de fazer o cadastramento biométrico, centenas de eleitores têm se aglomerado em uma fila gigante, que ultrapassa os limites do quarteirão onde o cartório se encontra.

Porém, João Pessoa não está dentro do calendário da biometria e a confusão de datas na cabeça do eleitor é o que tem provocado as constantes filas, conforme explicou  Nilson Nunes, técnico judiciário do Tribunal Regional eleitoral (TRE). Na Capital, o prazo a ser seguido é o da transferência eleitoral e este vai até 4 de maio. Portanto, aqueles eleitores que são das cidades onde está havendo biometria e que querem transferir o título para João Pessoa podem fazer isso até esse prazo.

“Aqui em João Pessoa nós não estamos fazendo cadastramento biométrico, estamos fazendo transferência e alistamento. E o prazo, para isso, é até o dia 4 de maio. Agora os eleitores do interior, dos 98 municípios que estão fazendo o cadastramento, o prazo vai ser até sexta-feira se atingirmos os 80%. Exemplo, o eleitor que está querendo transferir o título para João Pessoa, tem até maio para regularizar sua situação”, informou.

A meta

A meta do TRE é chegar aos 80% de eleitores cadastrados nos 98 municípios paraibanos. E isso já aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), quando 728.471 dos 910.988 eleitores fizeram o cadastramento.

ranking-biometria

Atingidos os 80% do total de eleitores, o TRE deve desativar os postos extras abertos nas cidades onde a biometria está sendo realizada. Contudo, essa é uma decisão que, segundo Fábio Siqueira, diretor geral do TRE, a Corte só deve tomar durante a sessão de sexta-feira. "A Corte ainda precisa se reunir para homologar essa decisão. É preciso que todos os membros do conselho se reúnam para definir essa questão", falou.

O eleitor que não fizer o cadastro biométrico terá o título eleitoral cancelado. Isso implicará em uma série de transtornos e impedimentos como, se inscrever em concurso público, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público; participar de concorrência pública; obter empréstimo em bancos públicos, obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF; matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, receber benefícios do governo, por exemplo: o “bolsa família”. Esses são alguns dos problemas que o eleitor poderá enfrentar caso tenha o documento cancelado.

Na fila de espera

Sem saber que têm até 4 de maio para fazerem a transferência do título eleitoral e, consequentemente, o cadastramento biométrico, centenas de eleitores têm enfrentando fila e corre-corre para ficar quite com a jsutiça eleitoral. É o caso da funcionária pública Elizete Gomes. Ela conta que só vai sair da fila quando concluir sua biometria. “Ainda não tomei café e provavelmente só irei almoçar no final do dia, porque minha ficha está longe de ser chamada, ainda vou esperar bastante, mas só saio daqui quando eu fizer minha biometria, não posso adiar mais”, disse.

Já o comerciante Ivanildo Dias faltou ao trabalho para regularizar seu título. “Cheguei às 6h da manhã, nem comi ainda, estou só levando sol e tomando água, perdi até meu dia de trabalho. Horrível a organização, deixando todos em pé, sem conforto nenhum e um calor de matar”, desabafou.

A assistente social Juliana Tavares diz se arrepender de não ter feito a biometria antecipadamente. “Agora tenho que ter paciência estou me culpando por não ter vindo antes, eles estavam aqui desde o princípio fazendo o seu trabalho, nós brasileiros sempre deixamos as coisas pra última hora, espero ter aprendido e não passar por isso novamente”, finalizou.

Relacionadas