quarta, 23 de setembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Com apoio da Fundação Solidariedade, Unipê entrega 2 toneladas de alimentos

Ana Daniela Aragão / 07 de outubro de 2016
Foto: Rafael Passos
O Hospital Padre Zé (HPZ), na Capital, recebeu nessa quinta-feira (06), duas toneladas de alimentos doados pelo Unipê, que servirão para os pacientes do complexo hospitalar. Além dos alimentos, o Unipê firmou um convênio de 30 anos com o hospital que tem por intuito gerar campos de atuação e de prática para estudantes de cursos de Saúde, além de prestar serviços integrados de saúde à população. A presidente da Fundação solidariedade do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro esteve na solenidade de entrega das doações para prestigiar mais uma ação de seus parceiros.

O presidente do Padre Zé, Padre Egídio de Carvalho Neto afirmou que há pacientes de várias enfermidades no hospital. “São pessoas que já foram para vários lugares tentar uma vaga e não conseguira. Por isso, recorrem a gente e fazemos e as acolhemos porque era o lema do Padre Zé. Dar uma boa qualidade de vida de morte também. Então receber essa ajuda é muito gratificante. Deveríamos receber do SUS, R$ 110 mil, mas nos são passados R$ 75 mil e as despesas aqui são cinco vezes mais do que esse último valor”, informou. O presidente fez um convite para que as pessoas visitem o hospital e ajudem no que puderem. Seja em dinheiro ou em produtos.

A doméstica Luciana da Silva, 43 anos, passou por vários hospitais até conseguir o seu tratamento do braço no Padre Zé. “Comecei a sentir umas dores no braço e como conseguir uma vaga no SUS não sé fácil, eu não tinha mais pra onde ir, quando descobri que aqui tinha fisioterapia. Eu já conhecia o hospital, mas não sabia que tinha essa especialidade. Comecei em agosto e tenho mais 20 sessões para fazer. É muito bom contar com isso já que não tenho condições de pagar”, disse.

A arrecadação

Os alimentos foram doados por participantes de eventos realizados no Unipê. Entre os eventos que mais arrecadaram alimentos, está o campeonato interno da Instituição, o JIPÊ – Jogos Internos do Unipê, que iniciarão em novembro deste ano. O JIPÊ 2016 tem por objetivo promover e fomentar a interatividade e a integração entre todos os cursos do Unipê, e neste ano arrecadou mais de 1 tonelada de alimentos.

doacaoalimentos_hosppadreze_rafaelpassos-20

Melhorias para o HPZ

O convênio entre o Unipê e o hospital Padre Zé prevê o desenvolvimento de atividades práticas, de estágios curriculares supervisionados e visitas técnicas para alunos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário. “As visitas técnicas ocorrerão para mostrar a estrutura, o funcionamento e a organização do Hospital, articulando a teoria com a prática. Além disso, haverá internato para os estudantes de Medicina”, disse a reitora do Unipê, Ana Flávia Fonseca.

A gestora de Administração Hospitalar e Acadêmica do Unipê no HPZ, profa. Aleuda Nágila de Sá Cardoso considera que ter um hospital-escola é de suma importância para todos os cursos da área da saúde. “Ter espaço para os alunos de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia também atuarem dentro de uma unidade hospitalar, com idosos, por exemplo, é algo inovador e extraordinário. Será também uma parceria em ações e projetos mútuos, em áreas essenciais para o Ministério da Saúde e para o Ministério da Educação – MEC”, disse.

 

“Ficamos felizes de acompanhar mais uma ação de um de nossos parceiros. Fico feliz também pela organização em que está o hospital. Dou os parabéns para todos que fizeram parte destas melhorias no HPZ. É de extrema importância para o hospital como um todo, principalmente para os pacientes. É muito gratificante fazer parte disso”. Beatriz Ribeiro. Presidente da Fundação Solidariedade.

 

Relacionadas