terça, 24 de novembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Ciclistas participam de sessão para discutir mais proteção para pedalar em JP

Ana Daniela Aragão e Júlio Silva / 22 de novembro de 2015
Foto: Hebert Clemente
Os coletivos João Pessoa que Queremos, Massa Crítica Parahyba e UFPBike discutiram os rumos da bicicleta no cenário da mobilidade urbana de João Pessoa em uma audiência pública na última sexta-feira, na Câmara Municipal.

A audiência também contou com a presença de parlamentares, gestores da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), e AETC. O superintendente Carlos Batinga falou sobre os encaminhamentos para a criação do plano de mobilidade urbana e o diretor-executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, elencou as medidas que vem sendo tomadas para educar os motoristas de ônibus no trânsito.

Integrante do coletivo UFPBike, Fernanda Rocha, ressaltou os benefícios da locomoção por bicicleta e chamou a atenção para a prioridade que é dada ao transporte por carro. “A bicicleta é um veículo com muitos benefícios, não polui, não usa combustível, não usa espaço e pode ser usada por qualquer pessoa. Em cidades engarrafadas, que sofrem com a poluição ambiental, sonora, é bom. Uma média de 70% da população das cidades utiliza carro e todo o investimento é feito para quem usa o transporte individual.

Ela ainda completou afirmando que é preciso chamar a atenção do poder público para a importância de um plano de mobilidade urbana e abrir mais espaço para o transporte por bicicleta no trânsito da cidade.

Leia a reportagem completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas