segunda, 24 de junho de 2019
João Pessoa
Compartilhar:

Cerimônia forma turma de aspirantes a Oficial do Exército

Alexandre Kito / 03 de dezembro de 2017
Foto: Alexandre Kito
O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) realizou nesse sábado (2), em João Pessoa, a cerimônia de formatura da nova turma de aspirantes a Oficial do Exército Brasileiro. A solenidade foi referente ao término das atividades do ano de instrução em que 25 jovens com idade de 19 anos e contou com várias autoridades do Estado.

Os aspirantes da turma 'Sesquicentenário da Retirada da Laguna' contaram com a presença do comandante da 7ª Brigada, general Ridauto Lúcio Fernandes, que ressaltou a importância da formação. "Não formamos apenas soldados, mas sim comandantes. Essa é a diferença. Formamos jovens com a mesma idade e que no ano que vem poderão está comandando o pelotão, decidindo o destino de mais 40 pessoas", explicou o general.

O general Ridauto afirmou ainda que o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva é um instrumento utilizado para alcançar um segmento importante para a sociedade. "Nós buscamos jovens bastante selecionados, preparamos ele por um período de um ano, devolvemos parte deles para a sociedade, mas alguns ficam conosco para o serviço militar, como tenentes, oficiais", disse o comandante.

O comandante do 15º Batalhão, coronel Valença, explicou que os formandos passaram pelo serviço militar inicial e que agora são Oficiais da Reserva. "Aqui passamos todos os nossos valores, o patriotismo, e com certeza eles saem daqui mais conscientes para fazer um país melhor. Nós chamamos de formatura do aspirantado. Eles passam um ano aqui tendo várias instruções, várias ações e Eles colaboram com atividades que beneficiam a população do estado.

Durante o período em que servem ao Exército, segundo o coronel Valença, os jovens aspirantes atuam em atividades como a Operação Carro Pipa, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, entre outras. Foi um evento simbólico, o qual os aspirantes empunharam pela primeira vez a espada de Oficial do Exército Brasileiro. Na ocasião ocorreu a entrega de medalha da Associação dos Ex-Combatentes de João Pessoa.

Relacionadas