terça, 01 de dezembro de 2020

João Pessoa
Compartilhar:

Cartaxo faz balanço de 2015 e anuncia mais inaugurações para 2016

Secom-JP / 11 de dezembro de 2015
Foto: Divulgação
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reuniu todo o secretariado nesta sexta-feira (11) para anunciar o balanço de ações em 2015. Entre janeiro e dezembro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) irá alcançar a marca histórica de 70 obras entregues, 39 delas apenas durante o segundo semestre, o que marca uma média de duas inaugurações por semana.

De acordo com o gestor, mesmo em um ano de adversidades no cenário econômico, foram investidos R$ 170 milhões em áreas estratégicas para o município, em obras e ações. O próximo ano será o marco da conclusão de grandes obras, a exemplo da Nova Lagoa, da Beira Rio, das Calçadas de Orla, além de novos conjuntos habitacionais.

Durante a reunião, Luciano Cartaxo informou que já foram entregues 64 obras à população ao longo deste ano e anunciou a previsão de seis novas inaugurações ainda em dezembro. “João Pessoa teve a coragem de realizar uma maratona de entregas em um período de crise, quando 43% das cidades brasileiras não devem fechar as contas em dia, como apontou a Confederação Nacional dos Municípios”, disse.

Apenas em 2015, a Prefeitura entregou 18 creches em tempo integral, entre construídas e reformadas. Em média, a cidade recebeu mais de uma unidade por mês, o que permitiu um salto de 4 mil vagas na primeira infância para mais de 11 mil ao longo deste ano. As medidas também alcançaram as escolas do Ensino Fundamental, atualmente com 100% das unidades com Programa de Robótica e acesso ao Passe Livre. Já são seis escolas climatizadas e reformadas, com outras duas previstas para serem entregues até o final deste ano.

Segundo Cartaxo, além de construir ou reformar seis Unidades de Saúde da Família (USF), e de alcançar a marca de 100 mil atendimentos na UPA do Valentina este ano, a gestão também inaugurou novos espaços voltados para a prevenção e prática de esportes. “Adotamos medidas inovadoras, como as Academias de Saúde. Já são três inauguradas apenas em 2015, trazendo fisioterapeutas, nutricionistas e orientação física para mais perto da população”, disse.

O prefeito destacou, ainda, os resultados alcançados na área de Habitação. “Mais de três mil pessoas que antes não tinham uma casa para viver agora possuem um lugar seguro. Em muitos casos, estamos integrando um conjunto de serviços aos novos moradores, com novas creches, praças e USFs”, reafirmou.

Outra marca dos investimentos realizados em 2015 corresponde à revitalização de novos espaços de lazer. “Estamos convidando a população a viver a cidade de uma forma diferente, estimulando o uso de espaços públicos, agregando novos serviços, construindo ou recuperando áreas que ganharam novo significado na vida de milhares de pessoas. Foi assim, por exemplo, com a nova Praça da Independência, um símbolo para a nossa cidade. Outras ações emblemáticas também foram concluídas, como a Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias, a maior em área construída da história da cidade”, explicou.

De acordo com o prefeito, a cidade seguirá com novas intervenções na mobilidade urbana, com mais investimentos no transporte público e na melhoria da malha viária da cidade.  “Em 2015, implantamos e ampliamos a faixa exclusiva de ônibus da Epitácio Pessoa. Intervenções importantes foram realizadas, como o Binário da Praça da Independência e a nova interligação no bairro da Torre”, disse. Até 2016, informou Cartaxo, novas intervenções serão empreendidas, reforçando a prioridade para o transporte público e ações educativas.

 

Relacionadas