segunda, 18 de janeiro de 2021

João Pessoa
Compartilhar:

Campanha de doação de sangue chega ao bairro do Geisel neste sábado

Assessoria / 27 de maio de 2016
Foto: Arquivo
Revitalizar os estoques de bolsas de sangue que atendem à demanda dos principais hospitais da capital paraibana: este é o principal objetivo da campanha ‘Amigo Doador’, que realizará uma ação de coleta externa no próximo dia 28 de maio, das 8h às 16h. Os doadores devem se dirigir à Rua José Marcelo Costa, nº 223, no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa, atrás do PSF do Geisel, para participarem da ação. A campanha ‘Amigo Doador’ é uma parceria entre o Centro Espírita Vianna de Carvalho, a ONG Doe Sangue PB e o Centro Espírita O Consolador, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado e do Hemocentro.

Durante todo o dia, a sede do Centro Espírita O Consolador realizará atividades de recreação, conscientização e incentivo à doação de sangue, apresentações de música, teatro e gastronomia para atender a população. E, para os doadores voluntários, após a doação, terão direito a um lanche, oferecido pelo Hemocentro, para repor as energias.

A idealizadora da campanha ‘Amigo Doador’, Eva Heim, que preside o Vianna de Carvalho, chama a atenção para o objetivo principal da atividade, que é a sensibilização das comunidades doutrinárias e da sociedade em geral em doar o sangue que servem para diversos procedimentos de saúde e de salvamento de vidas, e que necessita da consciência para doação regular. "Os doadores precisam assumir essa responsabilidade em doar algo de si, e não apenas roupa velha, sapato velho. Além disso, a doação de sangue ocorre numa porcentagem que não vai fazer falta ao doador", defende Eva, que acrescenta: "é preciso perceber que essa ação independe de se estar com um familiar enfermo na espera por um doador, mas doar pela conscientização da dor do outro", conclui.

Para os voluntários que não puderem comparecer no sábado, o Hemocentro está aberto à realização das coletas durante a semana e aos sábados. Basta se dirigir à Av. Dom Pedro II, nº 1119, Torre. A doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e nos sábados das 7h às 17h. No local também é possível se candidatar à doação de plaquetas, através do método de aférese e no qual, uma única doação pode atender a até́ oito pessoas.

Quem pode doar sangue?

A doação pode ser feita por homens e mulheres, que tenham entre 16 e 69 anos de idade, segundo protocolo do Ministério da Saúde (MS). Jovens de 16 a 18 anos só podem ser doadores de sangue com a autorização dos pais. É imprescindível que o voluntário tenha peso igual ou superior a 50 kg e porte um documento de identificação com foto. O doador não pode ter contraído hepatite após os 11 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas. Gestantes e lactentes também não fazem parte do grupo apto à doação.

Relacionadas