sexta, 14 de maio de 2021

João Pessoa
Compartilhar:

Cinegrafista amador flagra ação truculenta de agentes da Sedurb contra ambulante

Maurílio Júnior / 13 de outubro de 2015
Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb) e um vendedor ambulante estrangeiro se envolveram em uma confusão generalizada no início da tarde desta terça-feira (13), nas proximidades do Terminal de Integração do Varadouro, no Centro de João Pessoa. A confusão foi gravada por um cinegrafista amador.

No vídeo, aparece o ambulante já no chão sendo agarrado por agentes da Sedurb. Indignado com a ação, Ibraim, reage. De naturalidade senegalesa, o comerciante Ibraim, disse que estava vendendo produtos no local, quando foi abordado por agentes da Sedurb com truculência - sob uso de spray de pimenta e intervenção da Polícia Militar para prendê-lo. Ibraim foi lançado ao chão e reagiu à ação dos agentes que o imobilizaram.

"Eu preciso trabalhar, porque tenho mulher, tenho filho e minha família é de muito longe. Eu comecei a trabalhar de vendedor e aí chegou o agente e sem falar nada jogou spray de pimenta, aí eu caio e eles chamam a polícia. Eu nunca matei, nunca roubei e nunca fui preso", disse o comerciante.

Acompanhado de três testemunhas, Ibraim foi até a Central de Polícia, no Geisel, onde prestou uma queixa contra os agentes da Sedurb.

A Sedurb

Do outro lado, a Prefeitura da Capital também se posicionou sobre o ocorrido. Segundo o secretário da Sedurb, Hildevânio Macedo, em entrevista ao programa Correio Verdade, da TV Correio, a atividade dos agentes contra o comércio ilegal faz parte da rotina dos agentes visando à desocupação das ruas do Centro da cidade. Ele ainda explicou que o comerciante estava em situação irregular e reagiu à abordagem.

“Esta operação vem sendo desenvolvida há bastante tempo e a informação que tivemos é de que o comerciante estava sem a devida permissão da prefeitura no local. Inclusive, no momento de sua reação, ele apreendeu o celular do coordenador da nossa equipe, e em função disso, acabou mobilizado”, disse.

Quanto ao procedimento truculento, Hildevânio garante que não partiu dos agentes da prefeitura, mas sim da Polícia Militar, embora as imagens do vídeo mostrem claramente que o comerciante é agarrado por agentes da Sedurb e não por PMs.


https://youtu.be/ja61jL_8APk

 

Relacionadas