sexta, 19 de julho de 2019
Cidades
Compartilhar:

João Pessoa recebe ‘Dia D’ de vacinação para cães e gatos

Bárbara Wanderley / 19 de outubro de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
A Paraíba tem uma população estimada de 522.373 cães e 191.911 gatos, segundo cálculos do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde. No próximo sábado (21), das 8h às 17h, ocorre o Dia D de vacinação contra a raiva.

Em João Pessoa, a meta é vacinar 70 mil cães e gatos e para isso, haverá 200 postos, com 700 pessoas trabalhando, distribuídos em todos os bairros da cidade. A raiva é uma doença letal, que se mantém controlada graças às campanhas anuais de vacinação. Na Paraíba apenas um caso foi registrado este ano, em um cachorro do município de Pilões. O último caso de raiva em humanos foi registrado em Jacaraú, em 2015. A transmissão ocorreu através de um gato que havia sido mordido por um morcego.

A vacinação é indicada a partir dos três meses de idade e deve ser repetida anualmente, não havendo contra-indicações. Segundo o veterinário e chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses do Estado, Assis Azevedo, mesmo fêmeas gestantes e lactantes podem ser vacinadas. Ele explicou que em áreas rurais e mais isoladas do estado, as equipes já começaram a vacinar os animais. No Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa também há equipes trabalhando em postos itinerantes e o local conta com vacinação diariamente. “Aqui a luta é diária, mas a ação será intensificada no Dia D”, contou o gerente Nilton Guedes. Ele afirmou que não há necessidade de a população se apressar para chegar primeiro aos locais da campanha. “Não precisa chegar todo mundo às 8h para formar aquela fila enorme. O atendimento é até às 17h, cada um pode ir no horário que for mais conveniente”, disse. Nilton também destacou que os locais onde houve vacinação no ano passado irão se repetir este ano, para que haja uma referência e os tutores possam levar os bichos ao mesmo lugar.

Relacionadas