terça, 16 de julho de 2019
Cidades
Compartilhar:

IBGE faz testes para aplicar o Censo 2020

Katiana Ramos / 21 de fevereiro de 2019
Foto: Nalva Figueiredo
Informações sobre a infraestrutura do entorno dos domicílios, como rampas de acessibilidade, arborização, ciclovia e áreas de uso comum estarão entre os dados da próxima edição do Censo 2020, que será aplicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Equipes do órgão estiveram ontem no Bairro São José, em João Pessoa, para realizar a cobertura da área recenseada, já observando os novos itens que estarão no levantamento populacional. A visita é parte dos testes preparativos para a aplicação da pesquisa no ano que vem.

No Bairro São José, os técnicos observaram, utilizando o dispositivo móvel que será usado no Censo, as alterações da área do bairro que será recenseada, como a existência ou não de praças, arborização, postes de iluminação e infraestrutura de acessibilidade, como rampas e piso tátil. “No Censo anterior, de 2010, esse levantamento do entorno foi feito. Mas, neste próximo aumentamos a quantidade de itens, como a existência de calçadas, rampas de acesso, áreas de uso coletivo, como praças e campo de futebol. No caso dos aglomerados subnormais, como é o caso do Bairro São José, nós não coletamos essas informações no último Censo. Então, a partir da próxima pesquisa, será um dado inédito”, explicou o coordenador técnico do Censo 2020 na Paraíba, Gilberto Cavalcanti.

Além de João Pessoa, o município de Marcação, no Litoral Norte, também participa dessa primeira fase dos testes para o Censo 2020. A atividade deve ser concluída até a semana que vem. Além de contribuir para o planejamento de políticas públicas, a pesquisa facilita o deslocamento do recenseador. Ela investiga, por exemplo, se há alguma localidade não mapeada, para garantir que as ruas estejam representadas no mapa que servirá como guia do recenseador.

O supervisor de Pesquisas Territoriais do IBGE, Maikon Novaes, explicou que, durante esse teste, o técnico em campo vai verificar a existência da estrutura, e, para alguns casos, vai levar em conta apenas o critério máximo, como na pavimentação, que só será considerada se toda a calçada estiver pavimentada.

Questões são 2ª fase



Maikon Novaes adiantou ainda que a segunda fase dos testes para a realização do Censo 2020 é a aplicação do questionário, onde os técnicos vão avaliar a temática e objetividade das perguntas do questionário.

Por sua vez, o coordenador técnico do Censo 2020 na Paraíba revelou que essa fase de aplicação dos testes para avaliar o questionário será aplicada em João Pessoa, em 14 setores, Marcação, onde será dirigido às comunidades indígenas, e no Conde, onde devem participar a população quilombola. Esta etapa tem previsão para iniciar 11 de março.

Relacionadas