sexta, 15 de janeiro de 2021

Gripe
Compartilhar:

Mais de 268,8 mil paraibanos já foram imunizados

Redação com assessorias / 03 de maio de 2016
Foto: Divulgação
A vacinação contra a influenza na Paraíba, já imunizou até o momento 268.860 pessoas do público prioritário da campanha, o número representa 31,51% dos 80% da meta. A população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas, mas o Ministério da Saúde recomenda que 80% delas sejam vacinadas até o dia 20 de maio, data do encerramento da campanha.

Segundo a assessora técnica do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Mayara, a campanha está sendo positiva. “Houve uma grande procura nas unidades para tomar a vacina no Dia D, e a demanda continua alta até o momento. O Dia de Mobilização foi uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde, e teve como objetivo reforçar a importância da vacinação neste grupo prioritário pelo Sistema Único de Saúde”, comentou.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 foi aberta oficialmente no sábado (30), com o Dia D de Mobilização em Santa Luzia. Para gestantes e trabalhadores da saúde foi antecipada em 11 de abril.  O objetivo é diminuir os riscos das complicações respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes.

Na Capital, mais de 50 mil pessoas foram imunizadas, desse total, aproximadamente 30 mil doses foram aplicadas no dia “D”. A secretaria municipal de saúde visa imunizar 124 mil pessoas das 168 mil, consideradas do grupo de risco. “No último sábado estivemos com mais de 1.200 trabalhadores empenhados na vacinação, que aconteceu em 120 postos de referência. Mas as pessoas incluídas nos grupos considerados de risco e que ainda não foram imunizadas podem ficar tranquilas, pois até o dia 20 de maio podem procurar a USF em que são atendidas”, ressaltou Chiara Dantas, coordenadora do setor de Imunização de João Pessoa.

Até essa segunda-feira (02), 31.508 pessoas foram vacinadas em Campina Grande. O número representa 38% do total de 82.898 mil campinenses do público prioritário, recebendo apenas 53 mil doses do Ministério da Saúde para a campanha. A expectativa é que um novo lote da vacina possa ser entregue à secretaria de saúde do município, ainda esta semana. A coordenadora de imunização do município, Miralva Cruz, disse que, ao receber mais doses, o número de postos de vacinação será ampliado.

Relacionadas