quarta, 12 de maio de 2021

Cidades
Compartilhar:

‘Festival de Orquídeas’ acontece até domingo com oficinas e exposições

Isis Villarim / 11 de maio de 2018
Foto: Assuero Lima
Quem nunca parou para observar as flores de uma orquídea? Elas estão por todo canto. No supermercado, na floricultura, no campo ou em casa. No entanto, há espécies raras e os amantes podem adquiri-las em festivais como a que acontece na área externa do Tambiá Shopping, localizado no Centro, em João Pessoa.

O 'Festival de Orquídeas' em homenagem ao Dia das Mães foi aberto nessa quinta-feira (10) e vai até domingo (13). O horário de visitação funciona de acordo com a abertura do shopping: sexta e sábado das 9h às 20h e domingo das 12h às 18h.

O evento, que é promovido pela Associação Paraibana de Orquidófilos (APO), traz diversos gêneros da flor à exposição. Os preços variam de R$ 200 a R$ 300.

Na Paraíba, segundo a organização, existem mais de 100 espécies de orquídeas e uma das mais conhecidas é a 'cattleya granulosa'.

De acordo com o vice-presidente da Associação Paraibana de Orquidófilos (APO), José Carlos de Almeida Nogueira, os cuidadores de orquídeas precisam se atentar às dicas necessárias para zelar a flor. "Muitas pessoas pensa que as orquídeas são flores caras e frágeis e que morrem rapidamente. Mas, na verdade ela não morre. O que acontece é a falta de cuidado adequado”, afirmou.

Segundo esclareceu o orquidófilo, algumas orquídeas precisam de sombra, outras de sol, por exemplo, por conta disso, se faz necessário conhecer a espécie que comprou ou tem em casa.

"O tempo de duração da flor da orquídea varia de espécie a espécie de um a 90 dias. A orquídea flora apenas uma vez por ano, mas se ela for híbrida, pode florar duas vezes ao ano", acrescentou.

Oficinas

É com o intuito de aprofundar esses conhecimentos que o vice-presidente da Associação Paraibana de Orquidófilos, José Carlos de Almeida Nogueira, vai realizar oficinas sobre os cuidados para manter as flores vivas e bonitas. "Vamos ensinar a colocar no vaso logo após a compra e passar as dicas e cuidados”, afirmou o orquidófilo. As oficinas acontecem nesta sexta-feira (11), a partir das 16h, e no domingo, das 10h às 15h.

Relacionadas