sexta, 18 de setembro de 2020

Estatísticas
Compartilhar:

Paraíba aparece entre os dez melhores Estados do país em moradia, revela pesquisa Ipea

Andréa Batista / 02 de setembro de 2015
Foto: Rafael Passos
Um povo mais seguro em relação ao trabalho e renda, capital humano (saúde e educação) e infraestrutura urbana. Os paraibanos estão se sentindo assim. Pelo menos é o que mostra o Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, divulgado nessa terça-feira (01) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Mas o Estado está longe de ter a condição ideal para se viver, pois nenhum município conseguiu atingir um índice ‘muito baixo’ de vulnerabilidade social (IVS) e apenas sete (3,1% do total) foram catalogados como tendo ‘baixo’ índice. O que já é um avanço, considerando que, há 10 anos, não havia nenhum nesse patamar.

Entre 2000 e 2010, 59 saíram do rol das cidades com ‘alto’ ou ‘muito alto’ IVS. E mais uma boa notícia: o Estado aparece entre os dez melhores do País em moradia.

A pesquisa revela que o Brasil reduziu a vulnerabilidade social em 27%, em um década. O recorte por Estado mostra que a Paraíba seguiu o mesmo percentual, juntamente com outros quatro Estados. Doze unidades da federação conseguiram uma redução maior do que a média nacional e 10 tiveram uma redução menor que 27%.

Leia reportagem completa no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas