quinta, 24 de setembro de 2020

Enem
Compartilhar:

Raio X do Enem: descubra os temas mais abordados

Redação com assessoria / 25 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
Desde que se tornou porta de entrada para quem almeja ingresso no ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ganhado atenção especial das escolas e cursos preparatórios.  Entre as principais estratégias para garantir um bom desempenho, nesta reta final para o exame, que ocorre nos dias 5 e 6 de novembro, está o de mapear quais são os conteúdos mais recorrentes.

O Sistema de Ensino Poliedro preparou o levantamento “Análise Enem Express”, que traz um raio x dos temas que mais apareceram nas últimas seis edições do exame (2009 a 2015) dentro das disciplinas que compõem as quatro áreas cobradas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), além de redação.

“O levantamento realizado permite principalmente que o estudante consiga estudar e se preparar melhor, sabendo quais são os temas, recorrentes, pois nesta reta final,  a poucas semanas para o exame, é inviável estudar novamente o conteúdo inteiro, de todas as disciplinas do ensino médio”, explica João Carlos Puglisi, gerente editorial do Sistema de Ensino Poliedro.

Na análise, realizada com as mais de mil questões do exame desde 2009, os rankings são formados com cerca de cinco até dez assuntos que mais apareceram em cada disciplina. Na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, por exemplo, formada por 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, entre os assuntos que mais surgiram nas questões foram formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, seguido de diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade.

imagem_release_782788-1

Na avaliação de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, entre os temas mais recorrentes nas disciplinas de Física, Química e Biologia estão: oscilações, ondas, óptica e radiação; relações da química com as tecnologias, a sociedade e o meio ambiente e ecologia e ciências ambientais.

Em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que possui 40 questões (fora as cinco de língua estrangeira), entre os conteúdos com maior porcentagem estão o estudo do texto argumentativo; estudo do texto e o estudo dos aspectos linguísticos da Língua Portuguesa. Já na avaliação de Matemática, questões como conhecimentos numéricos apareceram em primeiro lugar no levantamento.

imagem_release_782791

Para a prova de redação, aplicada no segundo dia de exame, considerada uma das mais temidas entre os estudantes, por ser a parte que pode gerar maior pontuação, o estudo traz importantes recomendações para garantir a elaboração de um bom texto. “Para o seu bom desempenho, o aluno deve fazer, antes de escrever sua redação, uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado”, explica Puglisi.

Relacionadas