quarta, 13 de dezembro de 2017
Enem
Compartilhar:

Gabarito do Enem sai na quarta-feira; saiba o que fazer com a nota

Redação / 26 de outubro de 2015
Foto: Assuero Lima
Quem fez a prova do Enem, provavelmente está ansioso para saber sobre o gabarito e também conferir as questões que acertaram e que erraram, a fim de verificar o seu  desempenho. É o caso da candidata Gabriela Moraes que acredita ter acertado 50% das questões. “Estou muito ansiosa para saber quantas questões acertei, tenho certeza que fechei metade da prova e fiz uma redação excelente‘’, disse.

O gabarito oficial do Enem 2015 deve ser divulgado até esta quarta-feira (28). Já as provas do exame, em formato digital, estarão disponíveis a partir da sexta-feira (30), na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na internet.

As provas foram realizadas nesse sábado e domingo em todo o Brasil. O percentual de abstenções nesta edição do Enem, de 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

Já a data da divulgação do resultado ainda não foi confirmada, mas deve sair no final de dezembro ou, mais provavelmente, início de janeiro.

O que fazer com a nota do Enem 2016:

1º Passo - A primeira coisa que o participante precisa fazer quando sair o resultado oficial do Enem é verificar se a universidade que deseja estudar usa ou não o Enem  como uma forma de ingresso. Essa informação em geral está no site das instituições ou então no Manual do Candidato dos processos seletivos de cada faculdade.

Às vezes as universidades usam o Enem como parte das notas do Vestibular. Outras vezes, o aluno tem a opção de deixar de fazer o vestibular e apresentar apenas o desempenho no Enem.

2 º Passo - Como usar a nota do Enem no ProUni?

ProUni é um programa do Governo que concede bolsas de estudo parciais (50% de desconto) e integrais (100% de desconto) em universidades particulares

Para se candidatar a uma bolsa do ProUni, o aluno precisa ter participado do Enem no ano imediatamente anterior. Ou seja, é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem. Isso porque o ProUni classifica os candidatos com base no desempenho do Exame e para se inscrever no ProUni o estudante usa o mesmo número de inscrição do último Enem.

Além de ter feito o Enem, o candidato a uma bolsa do ProUni precisa ter cursado o Ensino Médio inteiro em escolas da rede pública ou então em escolas particulares como bolsista integral.  A renda para conseguir a bolsa de 100% deve ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa, já para conseguir a bolsa de 50%, a renda deve ser de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Algumas pessoas, no entanto, não precisam comprovar renda para conseguir bolsas no ProUni, a exemplo das que possuem necessidades especiais e os professores de escolas públicas que desejam melhorar sua formação fazendo cursos de Licenciatura ou Pedagogia.

As inscrições para o ProUni acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, são gratuitas e devem ser feitas pela Internet, no portal do ProUni.

3 º Passo - Como usar a nota do Enem no Sisu?

Sisu é um sistema unificado que seleciona alunos para entrar em várias universidades públicas em todo o Brasil. Funcionando de um modo similar ao ProUni o Sisu oferece as vagas para quem tirou as maiores notas no Enem. Em outras palavras, quanto mais concorrida for a universidade, melhor deve ser a sua nota no Enem para entrar.

Para usar a nota do Enem no Sisu é necessário ter participado da última edição do Exame. As inscrições também são gratuitas, acontecem duas vezes por ano no site oficial do Sisu.

Fonte: Site oficial de Enem.

 

Relacionadas