quinta, 24 de setembro de 2020

Enem
Compartilhar:

Estudantes desocupam prédio do IFPB de Cabedelo para realização do Enem

Redação / 02 de novembro de 2016
Foto: Divulgação
Os estudantes paraibanos que ocuparam o Campus do IFPB, em Cabedelo, para protestar contra propostas do Governo Federal, desocuparam o prédio para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. Segundo os representantes do movimento, a decisão de desocupar a sede do Instituto já havia sido tomada desde o dia 28 de outubro, durante assembleia realizada por eles. Contudo, apesar disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu adiar as provas para os alunos que fariam o Enem no IFPB da cidade.

“O movimento OcupaIFPB está liberando as dependências do prédio situado no bairro Jardim Jericó na cidade de Cabedelo para a aplicação das provas do Enem, embora a decisão do MEC seja arbitrária e mantenha o cancelamento do Exame. Retomamos com nossas atividades de ocupação após o Enem”.

Em nota, os estudantes afirmaram saber da importância do Enem e, por isso, jamais impediriam que as provas ocorressem. “Ingressamos na vida acadêmica através do ENEM, acreditamos na importância do exame para o acesso ao ensino superior público, para também garantir uma qualificação profissional. Por isso defendemos o direito dos estudantes a ter acesso a um ensino de qualidade e pública. Lutamos por esse espaço que há alguns anos sofre cortes de investimentos em bolsas estudantis como também para sua manutenção no que tange o espaço físico da escola”.

Eles falam, inclusive, que durante a ocupação várias atividades em prol do Enem foram realizadas. “Durante a ocupação foram desenvolvidas várias atividades, e com a proximidade do Enem, essa semana foi dedicada a aulões pró-Enem com professores voluntários que ministraram revisão das matérias como matemática, literatura, redação, historia do Brasil, geografia e sociologia. Todas as aulas foram abertas à comunidade”.

Relacionadas