terça, 20 de abril de 2021

Enem
Compartilhar:

Enem também é suspenso no Campus da UFCG de Sumé

Rammom Monte e Alyf Santos / 04 de novembro de 2016
Foto: Divulgação
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que iriam fazer as provas no Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nestes sábado (05) e domingo (06), também tiveram o exame suspenso e só deverão realizá-lo nos dias 3 e 4 de dezembro. Com isso, já são quatro instituições com as provas canceladas na Paraíba. Mas, os estudantes de outras localidades ainda poderão ser surpreendidos por uma suspensão de última hora o que pode fazer o número de alunos impossibilitados de fazerem as provas aumentar.

Também estão ocupados os prédios dos Campi da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de Areia e Bananeiras e o Campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Cabedelo.

O prédio do Campus de Sumé foi ocupado na noite dessa quinta-feira (03) por estudantes e de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - responsável por realizar o Exame -, em todo local de prova que estiver ocupado, não haverá Enem neste fim de semana. O Inep divulgou uma lista, nesta sexta-feira (04) com novas instituições onde não ocorrerão as provas e nessa relação não consta Sumé, mas o órgão foi veemente ao afirmar que:

“Não haverá aplicação do Enem em qualquer local onde haja qualquer ameaça a segurança da aplicação das provas ou dos participantes. Portanto, se um local, seja ele qual for, estiver ocupado, não haverá prova lá”, afirmou o Inep por meio da sua assessoria de imprensa. E esse é o caso de Sumé, onde os estudantes não devem desocupar a sede da UFCG.

Por conta disto, o órgão recomenda aos candidatos que compareçam aos locais determinados, mesmo sem saber se conseguirão fazer a prova ou não. “Enquanto houver tempo hábil, avisaremos os estudantes por email e SMS, mas se ocupação for na hora da prova, não teremos tempo de avisar. Nesse caso, o melhor é os estudantes irem até o local de aplicação. Se estiver ocupado, não haverá a prova e eles farão a prova em dezembro”, informou.

O Inep orienta que os inscritos que não tenham recebido qualquer comunicado oficial do órgão, por e-mail ou SMS, informando a transferência da data da sua prova para 3 e 4 de dezembro, devem se encaminhar, normalmente, para o local de aplicação sinalizado em seu Cartão de Confirmação. "Caso cheguem nesses locais e estes estejam ocupados, não acontecerá a aplicação do Enem 2016, porém, haverá coordenadores do Consórcio Aplicador do Exame para repassar as orientações necessárias. Aqueles que não participarem das provas no próximo final de semana em razão das ocupações poderão fazer o Exame em 3 e 4 de dezembro, com segurança e isonomia".



Ocupação em Sumé é por tempo indeterminado

O estudante Paulo Romário, do curso de agroecologia da UFCG, afirmou que a decisão de ocupar o Campus foi definida após uma assembleia. Segundo ele, há em torno de 50 estudantes no local. Para ele, a ocupação se justifica por conta do atual momento político-cultural que o país atravessa.

“A gente não está impedindo as pessoas de fazerem o Enem. O que estamos fazendo é reivindicando nosso direito, assim como o direito desse pessoal. Será que o Enem é tão importante neste momento, neste contexto? Além destas pautas, há as pautas da própria universidade, como a precarização até para pesquisa e extensão e tivemos uma reunião bastante positiva com a direção de Centro em relação a isto”, explicou.

Por conta da ocupação, não havia ninguém da direção da instituição que desse informações.

Enem na Paraíba

De acordo com dados oficiais Inep, 219.477 pessoas devem fazer as provas em 474 locais, distribuídos em 51 municípios, nestes sábado (05) e domingo (06). Por conta das ocupações de estudantes nas instituições, 2.468 participantes só farão o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro. Porém, o número agora deve ser maior com a ocupação da UFCG em Sumé.

Um dos inúmeros fatores que atrapalham o candidato no dia da prova é quando ele não conhece o local onde fará o Exame. É importante visitar o lugar onde fará as provas com antecedência, para avaliar o trajeto e não correr o risco de chegar atrasado. Na Paraíba, os portões serão abertos às 11h (12h no horário de Brasília) e fechados às 12h (13h no horário oficial de Brasília). Aqueles que irão fazer precisam ficar atentos para algumas providências que devem ser tomadas para não serem eliminados.

cidades-enemanimacao-3

Relacionadas