Rodrigo Antônio Monteiro, 38 anos e condenado por estupro e roubo, foi aprovado em primeiro lugar no curso de Biblioteconomia, na UFPB. Porém, o detento depende de decisão judicial para ir às aulas.
O preso está na Penitenciária Geraldo Beltrão há cinco anos, e só poderá ingressar no sistema semi-aberto daqui a pelo menos 6 anos, isso se cumprir todas as leis do sistema prisional. Rodrigo atingiu a pontuação de 591,2 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e após o fechamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguiu uma vaga para o curso de Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba.
Rotina de estudos
De acordo com o diretor da penitenciária, João Rosas, o detento era responsável pela biblioteca do presídio, e enquanto trabalhava, estudava para o exame. O diretor ainda disse que Rodrigo terminou o ensino médio na cadeia e ano passado também havia realizado o Enem e tinha sido aprovado para o curso de Letras, contudo, teve o pedido de saída para cursar a graduação negado pela juíza Andrea Arcoverde, titular da Vara de Execuções Penais.
Decisão judicial
Ainda de acordo com o diretor do presídio, eles encaminharam um pedido à Justiça para que o detento possa freqüentar as aulas. “A juíza já está ciente da aprovação e vamos enviar um documento para ela analisar se há possibilidade da saída do reeducando para cursar o ensino superior.”, comentou João Rosas.