quarta, 19 de dezembro de 2018
Enem
Compartilhar:

Conheça algumas plataformas on-line que auxiliam no preparo para o Enem

Lucilene Meireles com assessorias / 06 de outubro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
O jornal Correio da Paraíba publicou reportagem nesta quinta-feira (06) mostrando que, em um mundo cada vez mais digital, o quadro de giz se torna cada vez menos essencial e que a tecnologia dos aplicativos pode incrementar essa fase final de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), facilitando a vida de quem quer entrar na universidade.

Agora o Correio Online traz os diversos aplicativos que podem auxiliar nesse plano de estudo. Confira:

Enem Action

Para alcançar os melhores resultados no Enem, existem modelos de preparação e simulação de resultados que chegam a precisar em até 95% o desempenho do aluno. O Enem Action, plataforma do grupo DeVry, é um deles. O software, que é gratuito e de acesso livre, utiliza a mesma metodologia de avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC): a Teoria de Resposta ao Item (TRI), com um método capaz de analisar as questões respondidas corretamente e dar um peso específico para cada acerto em grupos de dificuldades como fácil, médio e difícil. Para ter acesso, o link é http://highschool.devrybrasil.edu.br/.

Hora do Enem

O Hora do Enem é um projeto do Ministério da Educação com opções como programa de TV, simulados on-line e planos de estudos personalizados. Permite baixar vídeos e oferece orientações sobre como se preparar para a prova. Traz questões de outras edições do exame comentadas por professores. Para participar, os concluintes do Ensino Médio, na rede pública ou privada, em 2016, terão acesso a todo conteúdo da plataforma de estudo até 31 de janeiro de 2017. Basta acessar a página de cadastro pelo endereço http://horadoenem.mec.gov.br/,  confirmar suas informações e começar a estudar. Se não for concluinte, poderá estudar através das 600 videoaulas, exercícios, simulados e resumos.

QG do Enem

No QG do Enem, o estudo é personalizado com escolha de horários, locais e prioridade de assuntos. Há videoaulas dinâmicas com teoria e prática, aulas ao vivo, correção das redações, planejamento de estudos, material de apoio para download, simulados e interação com mais de 45 professores especialistas nos conteúdos valorizados pelas avaliações.

A plataforma disponibiliza 34 cursos com preços variados, mas também oferece aulas grátis no endereço http://blog.enem.com.br/category/disciplinas/aulas-vivo/. Há um arquivo de aulas ao vivo, por disciplina; dicas de estudo e de redação; notícias e ainda um teste vocacional.

O QG do Enem é uma empresa do Complexo de Ensino Renato Saraiva (CERS), referência de qualidade em ensino jurídico à distância em todo o país, em parceria com o Eleva Educação, uma das maiores holdings de escolas do Brasil.

Ligado no Enem

O aplicativo oferece gratuitamente mais de 250 aulas de várias disciplinas. O aplicativo é um resultado da parceria entre os sites Ligado no Enem e Fábrica de Aplicativos, oferecendo mais de 140 horas em cursos ministrados pelos melhores professores de cursinhos do Brasil. Está disponível para Android, iOS, Windows Phone e outros celulares. Pode ser acessado pelo link http://app.vc/ligadonoenem

FGV Ensino Médio e Banco de Questões

O Programa FGV Ensino Médio Digital oferece material para complementar os estudos e avaliar os conhecimentos gratuitamente. Ao acessar o banco de questões, com testes ou simulados, haverá 12 questões para resolver, escolhidas aleatoriamente pelo sistema por área de conhecimento. Ao final, é possível ver quantas questões acertou, a resposta correta e o comentário explicando o gabarito de cada uma delas. O tempo previsto para realizar cada teste ou simulado é de 36 minutos, proporcional ao Enem. O aplicativo tem 28 cursos em várias áreas e um quis, e pode ser acessado no endereço http://ensinomediodigital.fgv.br/home.

Banco de provas do INEP

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, é possível encontrar todas as provas do Enem, de 1998 a 2013, além dos respectivos gabaritos. Confira no link http://inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos

Khan Academy para ensino de Matemática

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo, voltado para estudantes e professores, com videoaulas e mais de 300 mil exercícios gratuitos. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um. Os conteúdos são divididos em 557 habilidades e abrangem desde operações simples de soma até exercícios de cálculo, álgebra e geometria. Todos são acompanhados de videoaulas que explicam o conteúdo da matéria. No Brasil, foi traduzido pela Fundação Lemann e pode ser acessado pelo endereço http://www.fundacaolemann.org.br/khan-academy/.

nf-liceu-enem-aplicativos-juliacampos18-usa-cidades-26

Descomplica

O Descomplica traz todas as matérias do Ensino Médio, Enem e vestibulares de forma fácil e divertida. Entre os temas estão atualidades, projetos especiais, redação, além das disciplinas como Biologia, Química, Matemática, Português, Matemática, História, Geografia, Inglês, Espanhol, Filosofia, Sociologia. Só em Português, são mais de 2.800 aulas. Apesar de não ser gratuito, o interessado por experimentar por sete dias sem pagar nada.

MECFlix

É uma plataforma de videoaulas gratuitas e sob a demanda do MEC, desenvolvida para auxiliar o aprendizado e otimizar o estudo. Traz conteúdo de Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens, Códigos, Matemáticas. Todos os temas envolvem ainda suas respectiva tecnologias. O acesso é através do link http://mecflix.mec.gov.br/.

Questões Enem

É um banco que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2015 para você testar seus conhecimentos e se preparar melhor para a prova. No sistema, o aluno pode escolher quais áreas do conhecimento quer estudar. O banco vai selecionar as questões de maneira aleatória. Basta acessar questoesenem.ebc.com.br.

PB Vest

O PBVest 2016 - Pré-Vestibular criado pelo Governo do Estado da Paraíba, é utilizado pelos estudantes das escolas públicas, inclusive nos aulões realizados aos sábados. O conteúdo envolve as áreas de Exatas, Saúde, Humanas, oferece material para pesquisa, videoaulas disponíveis para download, espaço para tirar dúvidas. O link é http://pbvest.pb.gov.br. O e-mail para contato é pbvest@paraiba.pb.gov.br.

L’Edutech Enem

O aplicativo L’Edutech Enem disponibiliza conteúdos criados pelos professores da rede pública e possibilita ao aluno simular a prova do Enem, escolhendo a área, disciplina e quantidade de questões a partir de um banco de dados com questões das provas aplicadas nos exames anteriores. Além disso, o aplicativo possui uma série de conteúdos como infográficos, vídeos e artigos. É de uso exclusivo dos alunos de escolas públicas da Paraíba. O aluno que não tiver o seu acesso ativo, deve procurar o diretor ou coordenador de sua escola para solicitar login e senha de acesso.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - L’Edutech em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Ilcat) e Escola Virgem de Lourdes (EVL).

Relacionadas