domingo, 17 de janeiro de 2021

Enem
Compartilhar:

Comunidade on-line ajuda a estudar para o Enem

Alyf Santos com assessoria / 19 de outubro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo/Arquivo
A poucos dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes estão intensificando os estudos. Para ajudar no bom desempenho, foi lançado um site com uma comunidade on-line para resolver questões que poderão ser vistas nas provas. O Planeta Ensino, além de ofertar conhecimentos por meio dos simulados propostos, oportuniza ao participante ganhar prêmios por meio da atuação nas questões ofertadas no site.

Em poucos menos de 20 dias no ar, o site conta com mais de 15 mil usuários de toda parte do Brasil. O planeta ensino já publicou mais de duas mil resoluções do ENEM. A expectativa do site é que os números de acessos e conteúdos dobrem até o final do mês.

Para os empreendedores Guilherme Rutzen e Roni Rigoni, o site baseia-se no princípio: “ensinar é a melhor forma de aprender”. No Planeta Ensino, qualquer usuário pode elaborar resoluções para as questões disponíveis no site. Além disso, todas as resoluções estão abertas à votação, de modo que a própria comunidade define o que é mais significativo para ela.

“É muito fácil utilizar a plataforma. Há basicamente dois modos de estudos: treinamento, com questões avulsas; e avaliação, com questões dispostas em um simulado. O usuário pode selecionar quais questões avulsas deseja resolver, através de filtros por área, disciplina, ano e termos, por exemplo. Já no modo simulado, basta selecionar as disciplinas a serem avaliadas e o número de questões que o site gera um teste automaticamente, com marcação de tempo. Em ambos os modos a plataforma registra diversas estatísticas, assim o usuário consegue acompanhar a evolução dos seus estudos”, explica Rigoni.

Buscando a colaboração na rede, o usuário pode deixar em cada questão a sua própria resolução. Rigoni esclarece que todas as resoluções estão em constante processo de votação pela comunidade, para que as melhores se destaquem. No final de cada mês, o usuário com o maior número de votos positivos em suas resoluções ganha um prêmio. Em setembro, foi um smartphone, e em outubro o primeiro lugar ganhará R$400, enquanto o segundo ganhará R$200. Em cada questão, além de elaborar e consultar resoluções, ainda é possível comentar, consultar e indicar materiais de estudo, além de fazer anotações privadas.

A estudante Kely de Souza, de 21 anos de idade, de São Luís do Maranhão, falou sobre a facilidade de estudar pelo site. “O site é um dos melhores que já vi. Recomendei para todos os meus amigos, pois além de ajudar com simulados de questões, nos proporciona testar nossos conhecimentos de várias maneiras. Eu não tenho muito tempo para estudar para o Enem. O tempo que eu tiro, dedico ao Planeta Ensino, pois lá tem as ferramentas necessárias para que eu aprofunde meus conhecimentos e ainda ajude outras pessoas com isso”, conta Kely.

A utilização do site é gratuita, basta realizar um rápido cadastro ou fazer o login via Facebook no endereço: www.planetaensino.com.

 

Relacionadas