terça, 21 de novembro de 2017
Enem
Compartilhar:

2.240 vagas do Sisu ainda estão ociosas nas Universidades da Paraíba

Ainoã Geminiano / 29 de março de 2016
Foto: Arquivo
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que fez a maior oferta, tem também maior número de vagas abertas, após três chamadas realizadas.

Há dois meses e dez dias que as universidades públicas da Paraíba tentam preencher as vagas oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.1 e ainda sobram 2.240, das 15.349 que foram ofertadas. Até agora, o aproveitamento foi de 85%. Mas o atraso nos calendários letivos, por conta das greves do ano passado, pode ajudar as instituições a conseguir maior aproveitamento das vagas.

Na UFPB, entre as sobras, estão 22 vagas em Direito e três em Medicina. O edital de adesão da instituição prevê a realização de apenas quatro chamadas da lista de espera de candidatos, além da primeira chamada regular. A data da quarta e última chamada ainda não fui divulgada.

O semestres 2016.1 está previsto para começar somente no mês de julho, o que cria prazo para que as vagas ociosas sejam preenchidas. “Após a última chamada da espera, se ainda tivermos vagas, iremos remanejá-las para editais de reopção de curso, entrada de alunos graduados e para o Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV)”, disse a pró-reitora de Graduação, Ariane Sá.

Se ainda assim sobrarem vagas, elas serão remanejadas para o Sisu 2016.2. O curso com maior sobra é Ecologia, com 70 vagas, no campus de Rio Tinto.

Novas chamadas. Ontem, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB) fizeram novas chamadas. A UFCG fez a sexta chamada de oito previstas no edital. A instituição poderá fazer mais duas, caso não consiga preencher as vagas que ainda estão disponíveis.

Até a última chamada, a universidade tinha 96% das vagas preenchidas e o curso com maior sobra era o de licenciatura em Educação para o Campo, no campus de Sumé.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) foi a instituição que conseguiu o menor percentual de preenchimento de vagas. Ontem, o instituto fez a quarta chamada e vai matricular os candidatos até amanhã. Se ainda sobrarem vagas, será feita uma quinta e última chamada. Os cursos com maior sobra de vagas são de Agroecologia, em Picuí e Gestão Ambiental, em Princesa Isabel. O IFPB tem o menor atraso no calendário e o semestre 2016.1 vai começar no mês de abril.

Melhor aproveitamento. A UEPB é a que tem o melhor aproveitamento, com 96% das vagas preenchidas. Na universidade, restam poucas vagas, a maioria delas concentradas no curso de bacharelado em Biologia, no campus de João Pessoa.

Além da chamada regular, a instituição realizou quatro chamadas da lista de espera e fará mais uma. A quinta e última chamada da lista de espera será feita no próximo dia 1º. O semestre 2016.1 da UEPB está previsto para começar no dia 27 de junho.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas