domingo, 28 de fevereiro de 2021

Educação
Compartilhar:

Universidade de Brasília faz vestibular indígena na Paraíba

Beto Pessoa / 11 de julho de 2017
Foto: NALVA FIGUEIREDO
A Paraíba é um dos sete polos que vai realizar o Vestibular Indígena da Universidade de Brasília (UnB). O processo seletivo será realizado na Baía da Traição. Para esta população, o exame é um instrumento importante na busca de mais cidadania e melhor qualidade de vida, explica o capitão potiguara José Ciriaco, membro do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Comente no fim da matéria.

“Estamos muito felizes com a realização do exame na Paraíba porque aqui na UFPB não há vestibular específico para os índios. Já participei de diversas reuniões e audiências sobre cotas e vestibular especial aqui na UFPB, mas nada avançou. Até hoje os povos indígenas precisavam viajar para outros Estados para realizar um vestibular especial”, disse.

Este é o momento de regularizar a documentação pessoal, já que as inscrições começam no próximo dia 31 e vão até 31 de agosto, exclusivamente pela internet (http://bit.ly/2ttXrur), explica o representante dos índios potiguaras. “É preciso estar com RG e CPF em dia, mas também precisa da Declaração de Reconhecimento Indígena, assinada pelo cacique local e geral”, explicou.

Na avaliação do capitão potiguara, um vestibular especial para os povos indígenas é importante porque as condições de acesso à educação desta parcela da população são diferenciadas das demais.

“A maioria das pessoas que entram em instituições públicas de ensino vem de escola privada. Quando vem de escolas públicas são de escolas grandes, como o Liceu Paraibano, muitas só para cursos na área de Humanas. A população indígena tem muitas demandas específicas e precisa de profissionais qualificados nas áreas de ensino superior”, justifica José Ciriaco.

Leia Mais

Relacionadas