domingo, 13 de junho de 2021

Educação
Compartilhar:

UFPB cai três posições no ranking universitário da Folha

Bruna Vieira / 15 de setembro de 2015
Foto: Arquivo
A Universidade Federal da Paraíba, caiu três posições em relação ao ano passado, no Ranking Universitário Folha. É a 28ª melhor do país e a melhor do estado. A pesquisa avalia as 192 universidades brasileiras públicas e privadas. A UFPB foi a única das três universidades na Paraíba que caiu no ranking. Mesmo assim, continua sendo a melhor do estado por quatro anos consecutivos e a 5ª do Nordeste este ano.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) subiram no ranking. O estudo é feito desde 2012 e as instituições paraibanas apresentam oscilação.

Já a Universidade Estadual da Paraíba, subiu 16 posições, após três anos de queda. O pró-reitor de graduação, Eli Brandão acredita que a tendência é de melhora para os próximos anos. “Estão sendo feitos investimentos ao longo dos anos, mas o impacto não é imediato, são até seis anos para ter efeito. São reformas na área acadêmica e reformulações junto aos cursos para melhorar a qualidade do ensino”, afirmou o pró-reitor.

A UEPB ressaltou que entre as estaduais é a 19ª melhor do país e 64ª entre as públicas. “O ranking do ano é reflexo do ano anterior. Muitas avaliações são reflexos de instâncias que não estão sob o nosso controle. Por exemplo, em ano de greve vai repercutir negativamente. A UEPB tem sofrido graves cortes de verbas, isso também impacta. O dado geral não dá conta da complexidade e diversidade de aspectos. Entre as estaduais, já estivemos em 4º e hoje somos a 7ª do Nordeste”, informou Eli.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas