segunda, 10 de maio de 2021

Educação
Compartilhar:

Simulado traz questões de português para concurseiros; confira

Redação / 16 de dezembro de 2018
Foto: Redação


  1. Observe o trecho a seguir. 




Rosa Maria Torres

O tema da diversidade, como tantos outros, hoje em dia, ainda abre muitas versões possíveis de projeto educativo e de projeto político e social. É uma bandeira pela qual temos que reivindicar, a necessidade de reconhecer que há distinções, grupos, valores distintos, e que a escola também deve adequar-se às necessidades de cada grupo. Porém, o tema da diversidade pode dar lugar a uma série de coisas indesejadas também. [...] Adaptado da Revista Pátio, Diversidade na educação: limites e possibilidades. Ano V, nº 20, fev./abr. 2002, p. 29.

Não é um implícito pressuposto deste texto semente a alternativa:

a) O tema da diversidade não abria muitas versões no passado.

b) Não reivindicamos ainda a discussão aprofundada acerca do tema diversidade.

c) Não é só a escola de que deve adequar-se às necessidades dos diversos grupos sociais.

d) O tema da diversidade abria muitas versões no passado de projeto educativo, político e social.

e) O tema da diversidade pode dar lugar a uma série de coisas desejadas.

As coisas mudaram muito em termos do que achamos necessário fazer para manter nossos filhos seguros. Um exemplo: só 10% das crianças americanas vão para a escola sozinhas hoje em dia. Mesmo quando vão de ônibus, são levadas pelos pais até a porta do veículo. Chegou a ponto de colocarem à venda vagas que dão o direito de o pai parar o carro bem em frente à porta na hora de levar e buscar os filhos. Os pais se acham ótimos porque gastam algumas centenas de dólares na segurança das crianças. Mas o que você realmente fez pelo seu filho? Se o seu filho está numa cadeira de rodas, você vai querer estacionar em frente à porta. Essa é a vaga normalmente reservada aos portadores de deficiência. Então, você assegurou ao seu filho saudável a chance de ser tratado como um inválido. Isso é considerado um exemplo de paternidade hoje em dia. [IstoÉ , 22/07/2009]

A palavra “isso”, na última linha do texto, retoma o fato de

a) as crianças americanas hoje não irem sozinhas à escola.

b) pais americanos tratarem seus filhos saudáveis como inválidos.

c) apenas 10% das crianças americanas irem sozinhas para a escola.

d) venderem vagas para os pais pararem o carro em frente à porta da escola.

e) os pais levarem e buscarem seus filhos até a porta do ônibus que os leva à escola.

O Papa É Pop - Engenheiros do Hawaii

Todo mundo tá revendo

O que nunca foi visto

Todo mundo tá comprando

Os mais vendidos

O Papa é pop

O Papa é pop

O pop não poupa ninguém

[Disponível em http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii]

 3. As duas estrofes revelam uma figura de linguagem predominante cada. Respectivamente, tem-se na primeira e segunda estrofes:

a) Paradoxo e Assonância

b) Antítese e Aliteração

c) Paradoxo e Aliteração

d) Metáfora e Assonância

e) Personificação e Metáfora

4. Nos trechos: "O pavão é um arco-íris de plumas" enquanto procedimento estilístico, temos:

a) metáfora

b) comparação

c) metonímia

d) hipérbole

e) anáfora

 5. Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)

b) “A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.” (prosopopeia)

c) “Somos ricos culturalmente, porque acabamos com nossos índios.” (ironia)

d) “Esta seca intensa molha meus pensamentos com tristeza” (paradoxo).

e) “Nossa vida é um mar de emoções” (antítese).

 6. Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado é sinônimo de:

a) apreciou;

b) arquivou;

c) despachou favoravelmente;

d) invalidou;

e) despachou negativamente.

 7. Complete as lacunas usando adequadamente (mas / mais / mal / mau):

“Pedro e João ____ entraram em casa, perceberam que as coisas não iam bem, pois sua irmã caçula escolhera um ____ momento para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; _____ seus dois irmãos deixaram os pais _____ sossegados quando disseram que a jovem iria com os primos e a tia.”

a) mau - mal - mais - mas;

b) mal - mal - mais - mais;

c) mal - mau - mas - mais;

d) mal - mau -mas - mas;

e) mau - mau - mas - mais.

8. Assinale a alternativa em que a definição do par exposto está incoerente.

a) Ratificar/Retificar - Parônimos.

b) Lima (fruta)/Lima (objeto) - Homônimos.

c) Seção/sessão/cessão - Homófonas.

d) Força (poder)/Força (verbo) - Homônimos perfeitos

e) Manga (camiseta)/Manga (fruta) – Polissemia

9. Assinale a alternativa em que a palavra destacada está empregada em desacordo com a norma culta.

a) Os torcedores argentinos deram um mau exemplo no último jogo.

b) A pessoa de quem mais gosto esteve presente na festividade.

c) Não entendo o porquê de tanta discussão.

d) Maria sempre trás muitas novidades interessantes.

e) Estudei muito a fim de fazer uma excelente prova.

10. Assinale a alternativa em que haja atendimento completo à norma padrão, em relação à acentuação gráfica, segundo o novo acordo ortográfico.

a) As pessoas veem a política partidária como uma opção de vida e têm isso com um polo de verdade.

b) As pessoas vêem a política partidária como uma opção de vida e tem isso com um pólo de verdade.

c) As pessoas veem a politica partidária como uma opção de vida e tem isso com um polo de verdade.

d) As pessoas vêem a política partidária como uma opção de vida e tem isso com um polo de verdade.

e) As pessoas veem a política partidária como uma opção de vida e têm isso com um pólo de verdade.

11. Assinale o item em que os tipos de pronomes apresentados correspondem, na mesma ordem, aos que estão sublinhados em "Ele sabia o que era".

a) pessoal oblíquo - demonstrativo - relativo

b) pessoal reto - demonstrativo - relativo

c) pessoal reto - pessoal oblíquo - relativo

d) pessoal adjetivo - demonstrativo - indefinido

e) pessoal reto - demonstrativo - indefinido

12. Na oração "Ninguém está perdido, se der amor..." a palavra grifada pode ser classificada como:

a) advérbio de modo.

b) conjunção adversativa.

c) advérbio de condição.

d) conjunção condicional.

e) preposição essencial.

13. Marque a frase em que o termo destacado expressa circunstância de causa:

a) Quase morri de vergonha.

b) Agi com calma.

c) Os mudos falam com as mãos.

d) Apesar do fracasso, ele insistiu.

e) Aquela rua é demasiado

14. Aponte a opção em que “muito” é pronome indefinido:

a) O soldado amarelo falava muito

b) Havia muito bichinho ruim.

c) Fabiano era muito

d) Fabiano vacilava muito para tomar decisão.

e) Muito eficiente era o soldado amarelo.

15. "...os cipós que se emaranhavam..." . A palavra sublinhada é:

a) conjunção explicativa.

b) conjunção integrante.

c) pronome relativo.

d) advérbio interrogativo.

e) preposição acidental.

Relacionadas