segunda, 18 de janeiro de 2021

Educação
Compartilhar:

Projeto ‘Mães no Enem’ ajuda mulheres que não têm com quem deixar filhos no dia da prova

Luís Eduardo Andrade / 23 de setembro de 2017
Foto: Reprodução
As mães que forem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiverem com quem deixar os filhos, poderão entrar em contato com o projeto Mães no Enem, que tem como objetivo unir candidatas e voluntárias a cuidar dos filhos das participantes do exame. A iniciativa começou no ano passado, quando 44 mulheres de cinco estados puderam contar com a ajuda de voluntárias para cuidar de seus filhos enquanto faziam a prova. Para este ano, as inscrições já estão abertas, tanto para mães como para voluntárias.

“O objetivo do projeto é a sororidade [união e aliança entre mulheres], e isso é algo que está começando a acontecer, esse ajudar sem medo. E mostrar que somos parceiras, que estamos dentro da mesma estrutura, cada uma com suas demandas. Que estamos em um sistema que não nos privilegia, que nos subjuga”, explica a idealizadora do projeto, a jornalista Fernanda Vicente.

O projeto funciona em todos os estados do Brasil, inclusive na Paraíba, que segundo a idealizadora já têm mães cadastradas para terem seus filhos cuidados, porém as voluntárias estão em falta. “No momento, ainda não temos voluntárias cadastradas na Paraíba. A gente pede que participem porque além de um ato de amor é um ato de solidariedade”, disse.

Com funciona a segurança das crianças?

O projeto promove a aproximação entre mães e voluntárias. É de total responsabilidade das famílias que analisem a voluntária, para isso é fornecida a ficha de cadastro que contém todas as informações da mulher que deseja cuidar de alguma criança. Quando firmada a parceria entre as partes, o projeto encaminha um Termo de Responsabilidade para ambas assinarem.  Chegado o dia da prova, as crianças ficam na residência da voluntária ou em algum outro lugar acordado entre as partes.

Como ser voluntária?

Para tornar-se voluntária do é necessário entrar em contato com o projeto e solicitar a ficha de cadastro. Depois de preenchida a ficha é enviada juntamente com as cópias dos documentos que são mantidos em sigilo.

Como as mães podem se cadastrar?

O processo é quase o mesmo; as mães solicitam uma ficha de interesse e as enviam preenchidas junto às cópias dos documentos.

Quem tiver interesse em participar do projeto, deve solicitar as fichas através do e-mail maesnoenem@gmail.com.

Relacionadas