João Trindade
Curso Prático de Português, em 22 lições
Lição nº 20 – A nova acentuação gráfica
Temos observado que muitas pessoas ainda não estão dominando as últimas mudanças ortográficas; sobretudo, em relação ao verbo TER. Há pessoas escrevendo tem (no plural), sem acento; quando, na verdade, o acento continua: “Eles têm diversos problemas para resolver”.
Para que não haja mais dúvidas, resolvemos tratar do assunto, hoje. Vamos às principais mudanças, relativamente a acentos. Evidentemente, não vamos abordar as regras que se mantiveram.
TREMA
Deixou de existir.
Escrevem-se agora: tranquilo, tranquilamente, consequência, consequentemente, cinquenta, linguiça, etc.
Observação:
A mudança foi apenas na escrita. Deve-se continuar pronunciando [tranqüilo],[lingüiça], etc.
Mantém-se o trema em palavras estrangeiras: Citroën; Bündchen; Müller,
etc.
ACENTO AGUDO NO U
Deixou de existir o acento agudo no u tônico, antecedido de g ou q e seguido
de e ou i: Averigue; oblique.
HIATOS EM EE E OO (FECHADOS)
Deixaram de ter o acento. Escreve-se agora: voo, perdoo/creem, leem, deem, veem.
DITONGOS ABERTOS EM ÉI, ÓI
Deixaram de ser acentuados os ditongos abertos em éi, ói, nas palavras paroxítonas: Heroico, ideia, assembleia, paranoico.
Observe que as palavras oxítonas que têm os referidos ditongos continuam acentuadas: Herói; constrói.
PAROXÍTONOS EM I E U
As vogais tônicas I e U das palavras paroxítonas perderam o acento quando precedidas de ditongo. Escreve-se agora: feiura, bocaiuva.
Mantiveram-se os acentos dos hiatos em i e u, desde que uma dessas letras fique isolada na sílaba; esteja seguida de s; não esteja seguida de nh; não esteja precedida de ditongo (alteração efetuada pela nova regra).
Observe:
Juiz/ juízes; Raiz/ raízes; Saída; Tambaú; Saíste; Rainha; Feiura.
Note que juiz e raiz não têm acento, porque o i não está isolado na sílaba.
Note que rainha não tem acento, por estar o i seguido de nh.
. ATENÇÃO:
Os hiatos em i e u, precedidos de ditongo, perderam o acento, em consequência da nova regra dos ditongos, imposta pelo novo acordo ortográfico: feiura, bocaiuva, etc.
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais o acento diferencial das palavras homógrafas:
Pára (verbo) para diferenciar de para (preposição); Pélo (verbo pelar) para diferenciar de pelo (contração); péla (verbo) para diferenciar de pela (contração). Pêlo (substantivo), para diferenciar de pelo (contração). Pólo (jogo, extremidade), para diferenciar de pô-lo (verbo + pronome oblíquo átono) e pôlo (filhote de gavião); este último também perdeu o acento; Pêra (fruta) para diferenciar de pera (antiga preposição).
ATENÇÃO: Mantiveram-se os diferenciais de pôde (passado) para diferenciar de pode (presente); pôr (verbo) para diferenciar de por (preposição): Ele não pôde vir à aula ontem, mas pode vir hoje. Por alguns instantes, ele quis pôr obstáculos à proposta.
É opcional o acento diferencial de fôrma/forma: A fôrma do bolo tinha a forma de coração.
CUIDADO!
As formas têm e vêm da terceira pessoa do plural dos verbos ter e vir não perderam o acento. Não são acentos diferenciais. De modo que continuaremos escrevendo: Ele tem mania de perseguição. Eles têm mania de perseguição. Ele nem sempre vem às reuniões. Eles nem sempre vêm às reuniões.