terça, 11 de maio de 2021

Educação
Compartilhar:

IFPB abre 3.389 vagas para os cursos técnicos e muda forma de ingresso

Ana Daniela Aragão / 04 de outubro de 2016
As inscrições para seleção de cursos técnicos do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) começaram nessa segunda-feira (03) e vão até dia 4 de novembro. São 3.389 vagas em 17 campi do Estado. A novidade deste ano é a forma de ingresso que não será mais através de prova escrita e sim análise do histórico escolar. As inscrições são gratuitas.

De acordo com o diretor de Educação Profissional da instituição, Degmar dos Anjos, os estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados (para quem só tem o ensino fundamental), possuem maiores chances de conseguir um emprego do que aqueles que fazem o ensino médio regular, devido à abrangência e completude do formato do curso. E, para quem já concluiu o ensino médio, pode tentar uma vaga para os cursos técnicos subsequentes.

O diretor explicou que, o curso integrado dura de 3 a 4 anos devido ao seu conteúdo. “O aluno vai estudar as disciplinas do ensino médio junto com o curso técnico escolhido. Por isso, o tempo é maior em relação ao subsequente que dura de 1 a 2 anos. Eles possuem contextos diferentes, mas o diploma dos dois tem a mesma equivalência. O diferencial do integrado é que os alunos terão um ensino médio mais sólido, além do profissional. Há uma formação humana e do mundo do trabalho muito forte e a formação científica. Os que completam o curso, ganham em média, 20% a mais do que aqueles que fazem o ensino médio normal”, declarou.

Ele ainda informou que o foco dos cursos não é a preparação para o Enem, mas o conteúdo permite que o aluno esteja preparado para qualquer vestibular.

Relacionadas