domingo, 16 de junho de 2019
Educação
Compartilhar:

Iesp inaugura Biblioteca Padre Dourado

Kubitschek Pinheiro / 14 de março de 2019
O Instituto de Educação Superior da Paraíba – Iesp, localizado na BR 230, em frente ao Hiperbompreço, inaugurou essa semana, a nova Biblioteca Padre Dourado, ( nome que homenageia o irmão do diretor presidente do Iesp, professor Antônio Colaço Martins, já falecido)) A biblioteca conta com um acervo com mais de 15 mil títulos e 55 mil exemplares. O equipamento de estudos ocupa o primeiro e o segundo andar do Bloco Central, funcionando de segunda a sexta das 7h30 às 22h e aos sábados das 8h às 14h. O acesso é livre para alunos, ex-alunos, funcionários e professores. A comunidade geral também pode usufruir com pequenas restrições e mediante a uma pequena taxa.




Segundo a diretora-geral, professor Erika Marques, entre as diversas áreas do setor estão as 8 salas de estudo em grupo, com capacidade para 6 pessoas; uma sala de leitura e 202 cabines de estudo individuais. Também são disponíveis 16 armários guarda-volumes de autoatendimento. “Foi uma alegria muito grande a abertura da biblioteca, que tanto vai servir aos alunos, quanto ao público.A homenagem ao padre Dourado, irmão do professor Colaço, foi muito justa e merecedora", disse ela e adiantou: "Todos nossos equipamentos são protegidos por um aparato de segurança com câmeras e sistema antifurto. A equipe de funcionários da Biblioteca está sempre à disposição para auxiliar o usuário para prestar qualquer instrução, inclusive através de visitas guiadas e serviços. Também há uma sala de leitura, com opções confortáveis de acento para a prática de forma relaxante”, concluiu.




A biblioteca contém diversos equipamentos de acessibilidade, incluindo uma plataforma elevatória. A sala de multimídia conta com 24 computadores adaptados, com os sistemas DosVox para cegos e Vlibras para surdos. Para consultar o acervo o usuários pode utilizar 4 computadores e 4 tabletes espalhados pelas dependências exclusivamente para isso. Além disso, o estudante também pode acessar os diversos dados de livros e periódicos através de qualquer dispositivo online. O setor também disponibiliza uma rede wi-fi exclusiva.




Para usufruir dos serviços de computação, empréstimos de livros, e acesso às salas, o interessado deve estar devidamente cadastrado no sistema do setor. O procedimento pode ser feito presencialmente ou através do site http://biblioteca.iesp.edu.br/Siabi-WEB/Telas/TBuscaSimples.asp . Alunos, ex-alunos e funcionários podem requerer empréstimos de até 5 livros por um prazo de 10 dias, enquanto os professores são autorizados a colher 7 livros por 15 dias. Em caso de atraso no prazo de entrega, o responsável estará sujeito à multa. Os empréstimos não estão disponíveis para a comunidade externa.




Para usar os computadores e as salas de estudo em grupo é necessário uma reserva prévia, a menos que, no horário solicitado, não haja uma reserva. Esses equipamentos podem ser utilizados por até duas horas, quem podem ser prorrogadas caso não haja uma reserva posterior ao horário.

Relacionadas