sexta, 14 de maio de 2021

Educação
Compartilhar:

Estado abre vagas para alfabetizar 90 mil jovens e adultos a partir de novembro

Bruna Vieira / 09 de setembro de 2015
Foto: Assuero Lima
A Secretaria de Estado de Educação ofertará 90 mil vagas para alfabetização de jovens e adultos, a partir de novembro. O público-alvo são pessoas com 15 anos ou mais, que não conseguiram se alfabetizar na idade certa, que segundo o MEC, seria até os 8 anos de idade. Nas creches, as crianças têm o primeiro contato com as letras, momento fundamental de aprendizado para o desenvolvimento dos pequenos.

Apesar de serem oferecidas 100 mil vagas pelo Estado anualmente, Maria Oliveira, gerente-executiva de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, revelou que nem sempre se atinge esse total. Embora, sejam a maioria dos analfabetos no Estado, os idosos não são os que mais procuram pelos serviços de alfabetização. “A maior parte do público atendido está na fase adulta, acima de 29 anos”, disse a gerente.

“Atendemos muito aos movimentos sociais, indígenas, o MST e atingidos de barragens. Os municípios que não conseguem suprir sua demanda, mesmo com a vinculação direta com o MEC, o Estado ainda oferta 25% dessa demanda. Há três salas de aula em canteiros de obras na Paraíba. As parcerias são feitas entre a UFPB e as construtoras pelo Projeto Escola Zé Peão. Avançou muito, mas não o suficiente”, concluiu.

Relacionadas