quinta, 26 de novembro de 2020

Educação
Compartilhar:

Especialista alerta pais e mães sobre educação sexual

Gabriel Botto / 14 de julho de 2017
Foto: Imagem ilustrativa
Pais e mães sempre têm dúvidas sobre como educar os filhos para a vida sexual. A psicóloga e coach sexual Lindinalva Ramalho falou sobre a importância desse assunto e sobre as maneiras de como pode ser abordado em ambiente familiar, para orientação tanto para prevenção de doenças como uma possível gravidez indesejada.

“Na realidade, hoje a gente pode falar sobre sexualidade em casa, já que ainda não está tão organizada como deveria estar a discussão sobre o tema. Esse tema deveria ser discutido em igrejas, em escolas, dentro de casa, e não como antes que o adolescente aprendia sobre sexo fora de casa de ‘qualquer forma’, agora para que se discuta, os pais devem ter intimidade com os filhos que geralmente estão na fase da pré-adolescência”, disse Lindinalva Ramalho psicóloga e coach sexual.

Prevenção

A especialista no assunto, Lindinalva Ramalho, comentou sobre a prevenção tanto contra as doenças sexualmente transmissíveis, como a gravidez precoce, e disse que o primordial é o diálogo e o alerta feito pelos pais ou responsáveis.

“Os primeiros cuidados devem ser falar sobre como é que funciona o sexo, a gravidez, e o que deve ser feito para evitar a gravidez. Eu tenho conversado com a turma mais jovem e noto que os homens conhecem e usam o preservativo, mas não pra evitar a gravidez e sim contra as DST’s, exclusivamente a Aids. Mas e as mulheres? As mulheres já conheceram uma camisinha feminina? Como funcionam as campanhas públicas? Acho que deve ser mais conversado em casa sobre o assunto, principalmente sobre as primeiras vezes”, destacou Lindinalva Ramalho.


Relacionadas