sábado, 27 de fevereiro de 2021

Educação
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À espera da inclusão: alunos com necessidades especiais buscam por cuidadores nas escolas

Luana Barros e Nice Almeida / 21 de setembro de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
Um Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Assim é o 21 de setembro. A data poderia ser comemorada de forma mais positiva, mas os números ainda são desanimadores e revelam que as escolas da Paraíba continuam deficientes e são inapropriadas para receber alunos especiais. Dessa forma, as instituições acabam excluindo crianças e adolescentes das salas de aula.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), na Paraíba existem 877.980 pessoas com, pelo menos, uma deficiência (auditiva, visual, mental ou física). Somente nas instituições públicas e privadas de ensino do Estado existem, segundo a Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad), 16 mil estudantes portadores de necessidades especiais que ainda esbarram em um grave problema: para todos eles há apenas 70 interpretes e 14 instrutores prestando serviços nas escolas.

É o caso da Mayara Vilarim, de apenas sete anos. A menina é portadora de uma deficiência mental moderada e também é autista. E mesmo tão pequena, Mayara já sabe o que é ter as portas fechadas para ela. Estudante da rede de ensino público viu sua mãe, Adriana Vilarim, ter que travar uma verdadeira guerra para conseguir inserir a filha em uma escola que tivesse ao menos um profissional capacitado para cuidar dela. A saga só terminou depois de ultrapassar as barreiras da burocracia, o que acabou fazendo a garota ficar quase dois anos longe das salas de aula.

"Tive que ir na Secretaria de Educação. Fui ao órgão diversas vezes e foi muito difícil conseguir. Tive que levar vários laudos médicos. Minha filha passou aproximadamente dois anos sem estudar. Sempre tive receio de colocá-la em um colégio por conta das dificuldades da deficiência. Mas, com o tempo ela foi se adaptando e hoje não dá tanto trabalho para permanecer dentro da sala de aula e os colegas dela já entendem mais que ela é especial, quando ela falta aula, eles ficam perguntando porque Mayara não foi", contou Adriana.

Lei da oferta e da procura

A burocracia enfrentada por Adriana é a mesma que muitas mães e pais enfrentam em toda a Paraíba. A diretora da Funad, Simone Jordão, explica que os profissionais especializados em cuidar de alunos com necessidades especiais vão sendo inseridos nas escolas de acordo com a demanda requisitada.

"Os cuidadores são contratados através da necessidade da escola. Existem profissionais em várias escolas do Estado e do município. Também existem os brailistas contratados para o Centro de Apoio para Pessoas com Deficiência Visual que ficam na Funad e em algumas escolas que necessitam recursos tipo 2, que dedica apoio para alunos portadores de deficiência visual ou baixa visão", informou.

Simone também revela que o Estado oferece cursos para formação desses profissionais. "O Estado promove cursos de intérpretes para pessoas interessadas a aprender e trabalhar com alunos especiais. Além disso, desde 2011 o Governo do Estado vem trabalhando no sentido de melhorar a estrutura das escolas. Já temos 282 salas de recursos multi-funcionais, que dão apoio pedagógico ao aluno com deficiência e ônibus adaptados para cadeirantes", ressaltou.

Portadores de necessidades especiais em números, segundo IBGE

* Pessoas portadoras de algum tipo de deficiência: 877.990 mil

* Pelo menos uma deficiência: 114.030 mil

* Deficiência visual – não consegue ver de modo algum - 738 mil

* Deficiência visual – tem grande dificuldade - 9.374 mil

* Deficiência visual – tem alguma dificuldade - 79.857 mil

* Deficiência auditiva – não consegue ouvir de modo algum - 1.246 mil

* Deficiência auditiva – grande dificuldade de ouvir - 2.349 mil

* Deficiência auditiva – alguma dificuldade para ouvir - 7.194 mil

* Deficiência motora – não consegue de modo algum - 1395 mil

* Deficiência motora – grande dificuldade 1.868 mil

* Deficiência motora – alguma dificuldade 7.194 mil

* Mental/intelectual - 10.014 mil

 

 

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