sábado, 15 de junho de 2019
Educação
Compartilhar:

Confira dicas de estudo para a reta final do concurso da UFPB

Eliz Monteiro / 10 de março de 2019
Foto: Divulgação
A menos de 30 dias para a realização do concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), programado para o dia 7 de abril, é normal que muitos concurseiros comecem a enfrentar uma fase de ansiedade mais intensa e passem a questionar o que deve realmente ser estudado nas últimas semanas que antecedem ao certame. “Eu fico ainda mais nervoso, sem foco. Fico entre esquecer tudo que já estudei até agora e deixar de dar atenção ao que ainda não vi”, revela o vendedor e concurseiro Jean Carlos da Silva.




A preocupação de Jean não é um fato isolado, como bem esclareceu o policial Rodoviário Federal e Especialista em Aprendizagem Para Provas de Concursos, Pablo Amorim. “Quando chegamos a um mês da data da prova do concurso entramos em uma fase de contagem regressiva. É nessa fase que os concurseiros costumam ficar mais apreensivos, com medo de não ter estudado como deveria. Ou até mesmo sofram com a sensação de não saber nada e que não vai tempo de estudar toda a matéria”, explica.




Ainda segundo Pablo Amorim, apesar de toda essa aura de nervosismo ou até de desespero, para o concurseiro que já vem mantendo uma regularidade nos estudos, é hora de se preocupar com basicamente dois aspectos: controlar a ansiedade pré-prova e focar nos conteúdos com mais chances de serem cobrados na prova. Aspectos que mostram a importância de se conhecer o edital.




Apenas dessa forma é possível saber exatamente qual foco deve ser mantido durante todo o período de estudo e, claro, nos dias mais próximos ao concurso.




“Normalmente, nos dias que antecedem a data da prova, o sentimento mais comum é o de que não estudamos da forma que deveríamos ter estudado. Esse sentimento costuma drenar a nossa energia e nos deixa ‘para baixo’. Neste momento o fundamental é manter o foco no que importa, que é a aprovação”, reforça




Aproveitamos a oportunidade para perguntar ao Pablo Amorim, que também é fundador do Projeto Centro Preparatório Concursos Públicos, qual a melhor estratégia de estudos para ser aplicada em curto espaço de tempo. E ele reforça que o mais recomendável é focar no conteúdo mais importante para a prova. “Eu costumo chamar essa estratégia de Tática de Guerra e serve justamente para afiar o seu ‘machado’, focando os estudos nos assuntos importantes. O tempo é escasso, e talvez não seja possível mais ler todo o material. Então o recomendável é realizar uma engenharia reversa, focando no conteúdo que tem mais chances de ser cobrado na prova”, lembra.




Dicas legais para “a última hora” 






- Resolver as questões de provas anteriores do seu concurso, além de resolver questões de outras provas recentes;




- Na dúvida sobre qualquer assunto não precisa ler todo o conteúdo da matéria, basta ir direto ao ponto;




- Use como fonte de consulta seus livros, apostilas, suas anotações e até mesmo uma pesquisa na internet;




- Faça revisões sobre os assuntos mais importantes, além daqueles em que você tenha mais dificuldade;






- Por fim, procure por momentos de reflexão e meditação, pensando no sentimento de felicidade ao conquistar a sua aprovação.

*Fonte: Pablo Amorim



Relacionadas