domingo, 15 de julho de 2018
Educação
Compartilhar:

Bullying, quem nunca sofreu? Alunos e professores relatam humilhações

Lucilene Meireles / 12 de novembro de 2015
Foto: Nalva Figueiredo
A Lei 13.185/2015, publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática, no País.

“Sofro bullying desde a primeira série por conta da minha opção sexual. Me chamam de ‘mulherzinha’. Cortei o cabelo, que era longo, mas não adiantou. Não respeitam. Me sinto triste, solitário, magoado, excluído e, há momentos em que me isolo.” O depoimento é de Eduardo (nome fictício), 16 anos, aluno de uma escola pública de João Pessoa. Ele sofre humilhações dos colegas desde a primeira série.

O Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Lei 13.185/2015, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira), prevê uma série de deveres para estes estabelecimentos, entre eles, a publicação de relatórios bimestrais nos estados e municípios para planejamento das ações.

Gilberto Cruz, diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec), afirmou que existem várias ações nas escolas voltadas para a questão. Há um setor que trabalha com crianças e adolescentes.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas