sábado, 20 de abril de 2019
Educação
Compartilhar:

Apenas 15% das escolas da Paraíba possuem quadras esportivas

Ana Daniela Aragão / 08 de junho de 2016
Foto: Rafael Passos
Apenas 15,1% das escolas públicas e privadas da Paraíba possuem quadras de esportes, segundo dados do portal QEdu, com base no Censo Escolar 2014. Porém, a realidade pode ser ainda pior. Alguns equipamentos não recebem a manutenção necessária e acabam abandonados e oferecendo riscos à comunidade escolar, quando deveriam ser espaços para a prática de educação física. A quadra da Escola Estadual Horácio de Almeida, no Alto do Mateus, está sem o teto. Para piorar, as últimas chuvas derrubaram parte do muro do colégio. Em Cruz das Armas, a Escola Municipal Oscar de Castro, enfrenta problema parecido e a quadra também está com as telhas caindo. Quando chove, tudo fica alagado.

O diretor da Escola Horácio de Almeida, Roberto Oliveira, disse que a licitação para reforma não só do ginásio, mas também da escola toda, já foi homologada. “Já chegou à Controladoria Geral da União. Mas o processo para escolher a empresa que executará a obra, atrasa tudo. É um vai e vem. Há um ano e meio o ginásio está assim e os alunos não têm aula nele. É um risco”, disse. Quanto ao muro que caiu na semana passada, o restante do material necessário para refazê-lo chegou ontem e hoje começa aos trabalhos. “Reforcei a segurança com medo de que marginais entrassem. Acredito que semana que vem já estará tudo pronto”, disse.

Em Cruz das Armas, o morador Alexandre Sales afirmou que todo final de semana costuma ir com os amigos jogar futebol na escola Oscar de Castro. “É aberta para comunidade. Mas só vamos quando não chove e ainda corremos o perigo de uma telha voar, bater em nós e nos alunos também em dia de aula. Quando chove fica tudo inundado”, contou. Ele ainda declarou que os problemas não existem somente no ginásio. “A escola não tem ar condicionado nem ventilador, parece um matagal porque o mato a tempos que não é aparado. A direção conta que cansou de enviar ofício para a Secretaria de Educação do município (Sedec).”, declarou.

A reportagem também foi até a escola e a diretora Marlene Fernandes afirmou que o diretor de Gestão Curricular da Sedec, Gilberto Cruz foi até lá na semana passada tomar conhecimento da situação para tomar as providências. “Depois de tanto ofícios enviados, alguém apareceu. Não só o ginásio, mas também a escola toda será reformada para as eleições. Muitos pais e moradores já estavam reclamando há muito tempo. As telhas simplesmente voam”, afirmou. O mato começou a ser retirado ontem, apesar de a solicitação ter sido feita desde janeiro.

Em processo

Gilberto Cruz informou que o ginásio foi interditado pelos engenheiros ainda na semana passada. “Agora estamos agilizando o processo para que a reforma inicie o mais rápido possível. É preciso antes vencer a burocracia. Não temos um prazo certo para começar”, contou.

848

escolas possuem quadra de esportes na Paraíba.

5.602

é o número de escolas  de educação básica na Paraíba.

494

é o número de escolas em João Pessoa

190

escolas possuem quadra de esportes na Capital

 4

Foi o número de ofícios enviados só este ano pela direção da Escola Oscar de Castro cobrando a reforma do ginásio.

Relacionadas