quarta, 12 de maio de 2021

Educação
Compartilhar:

11,4 mil pessoas farão o Encceja na Paraíba

Aline Martins / 04 de agosto de 2018
Foto: Imagem ilustrativa
Ao todo, 11.483 pessoas na Paraíba farão amanhã as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número de inscritos é 17% maior do que do ano passado quando foram registradas 9.801 inscrições. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as avaliações acontecem em cinco municípios paraibanos (João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Sousa e Patos) nos turnos: matutino e vespertino.

A prova é destinada aos estudantes que não conseguiram concluir o ensino Fundamental e o Médio na idade adequada. O primeiro exame foi realizado em 2002 e tinha por objetivo aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos. Antes, de acordo com o Inep, a certificação para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) era feita por meio de provas realizadas pelas secretarias municipais ou estaduais de educação, outra opção para obtenção do certificado.

Serão avaliadas as competências para cada ensino. Para o Fundamental, no turno matutino serão as provas de Ciências Naturais; Matemática. Enquanto no período vespertino, as avaliações de Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia. Já para o Médio, pela manhã serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias pela manhã. No horário oposto acontecem a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias. O gabarito deve ser divulgado em 10 dias úteis e os resultados em novembro, mas sem a data não foi ainda divulgada.

Relacionadas